Jaqueline Mesquita é egressa do ICMC-USP e conquistou menção honrosa na categoria ‘Contribuições em Ciência e Tecnologia’
A Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, foi uma das vencedoras do Prêmio Alumni USP 2024. Em sua 3ª edição, a honraria é reservada a egressos diplomados das unidades da Universidade de São Paulo que contribuíram positivamente com a sociedade em seus respectivos polos de pesquisa.
A edição de 2024 da premiação recebeu 506 inscrições nas seguintes categorias: Contribuições em Ciência e Tecnologia; Contribuições em Inovação e Empreendedorismo; Contribuições em Arte e Cultura; Contribuições na Sustentabilidade Ambiental; Contribuições na Qualidade de Vida das Pessoas; e Contribuições nas Relações Humanas e Inclusão Social.
Mestre e doutora em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Jaqueline conquistou a menção honrosa na categoria ‘Contribuições em Ciência e Tecnologia’. A atual Presidente da SBM celebrou sua presença na lista dos premiados, pois tem consciência que um matemático vencer na categoria é extremamente raro.
“Eu me sinto muito honrada em fazer parte desse seleto grupo, ainda mais sendo uma pessoa da área de Matemática. Normalmente na área de Ciência e Tecnologia, muitas vezes o pessoal da Engenharia acaba levando boa parte desses prêmios, porque acaba tendo uma aplicação mais forte. Então, conquistar esse reconhecimento na Matemática, que é uma disciplina tão abstrata, me deixa muito feliz e só reforça a excelência do ICMC”, destaca a professora da Universidade de Brasília (UnB).
Integrante do Programa de Pós-Graduação na instituição federal, Jaqueline revela que se espelha muito no ICMC para fomentar os projetos de formação de profissionais e o planejamento da grade curricular da modalidade.
“É um grande reconhecimento, ainda mais de uma instituição como a USP, a qual forma as principais lideranças do nosso país. Trata-se de uma universidade de excelência em todas as áreas do conhecimento. Inclusive, a Pós-Graduação do ICMC é nota máxima (7,0) na avaliação da CAPES. Então, na UnB, tento usar o ICMC muitas vezes como modelo para a questão das disciplinas, para a formação dos nossos estudantes, porque eu acho muito boa a internacionalização que a USP São Carlos tem promovido”, adiciona ela.
Aos 39 anos, Jaqueline é apenas a terceira mulher a presidir a entidade desde 1969. Mais jovem a ocupar o cargo, a roraimense é considerada uma referência na área de Análise Matemática, com ênfase em equações diferenciais e equações diferenciais funcionais com retardamento.
A área ainda pouco explorada dentro da disciplina fez Jaqueline ser uma das pioneiras no desenvolvimento do tema e lhe rendeu prêmios internacionais. Jaqueline atualmente é embaixadora do Comitê de Mulheres na Matemática da União Internacional Matemática (IMU, sigla em inglês). A pesquisadora é persistente em seu objetivo de promover a diversidade e representatividade de grupos minoritários na área científica, como a criação do Programa de Mentorias para Mulheres, fruto da parceria da SBM e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), e da Comissão de Relações Étnico-Raciais da SBM.
Para Jaqueline, ser reconhecida oficialmente pela Universidade só fortalece sua responsabilidade de contribuir como modelo para as próximas gerações de cientistas, especialmente o público feminino.
“Fico muito contente em receber esse prêmio como mulher, pois a questão de gênero na área de Matemática é crucial e tem que ser discutida. Temos poucas mulheres nessas áreas e se a gente não se vê nesses lugares de destaque, é difícil a gente sonhar com tais lugares. Portanto, queria dizer que quando ganho esse prêmio, eu não ganho sozinha. Então eu, enquanto mulher na área de Ciência e Tecnologia, não estou levando esse prêmio sozinha para casa. Eu estou levando esse prêmio junto com todas as mulheres que vão se inspirar no trabalho que venho fazendo e que podem, sim, serem bem-sucedidas fazendo Matemática ou qualquer área científica da atualidade”, encerra.
A cerimônia de entrega do Prêmio Alumni USP 2024 será realizada na próxima segunda-feira (25), na Sala do Conselho Universitário, no campus da Universidade, no bairro do Butantã, em São Paulo-SP. Uma ocasião especial para Jaqueline, que será agraciada com a honraria na Universidade 12 anos depois de defender sua tese de Doutorado com distinção e louvor.