Nove professores com passagem pelo PROFMAT são medalhistas de ouro na OPMbr

Prêmio será uma viagem de intercâmbio para a China, top 1 no ranking do Pisa no ensino de Matemática

No fim de março, foram conhecidos os 10 medalhistas de ouro da primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Brasil (OPMbr). A competição tem como uma das apoiadoras a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e visa selecionar os professores das redes pública e privada do país no conhecimento da disciplina.

Dos 10 professores premiados, nove têm uma história vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), destacando a influência e a excelência do programa na formação de educadores matemáticos. Dentre os vencedores, cinco são egressos do projeto coordenado pela SBM, três ainda estão em andamento no curso e um é ex-aluno.

Os medalhistas de ouro ganharam uma viagem para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), em Xangai, na China, em outubro. A nação asiática ocupa o primeiro lugar no ranking do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), principal avaliação da educação básica no mundo. 

Gustavo Araújo, Coordenador Nacional do PROFMAT, expressou sua satisfação com os resultados da OPMbr, ressaltando a importância do programa a nível nacional. “Isso demonstra claramente o impacto significativo que o PROFMAT tem na formação de professores de Matemática em todo o país. O fato de nove entre os 10 premiados na primeira edição da OPMbr terem vínculo com o PROFMAT ressalta a qualidade e a relevância do programa na preparação e na excelência do trabalho desenvolvido por esses profissionais”, afirma. 

A OPMbr é promovida por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição teve como objetivos estimular o ensino da matemática no Brasil, identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina, identificar talentos entre os professores e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas.

A realidade de 90% dos medalhistas de ouro da OPMbr terem passagem pelo PROFMAT só evidencia o sucesso do projeto da SBM, que visa atender a todas as regiões com o mesmo nível de qualidade. “Tais premiações confirmam que estamos no caminho certo e que as práticas adotadas em nosso programa visam a excelência. Mostram que os esforços e investimentos no programa estão gerando resultados tangíveis, contribuindo para o avanço da matemática no Brasil. Além disso, é extremamente importante destacar que os 9 professores premiados que tem vínculo com o PROFMAT estão espalhados em todas as regiões do Brasil, o que demonstra uniformidade na qualidade do curso em todo o país”, lembra Araújo.

Em 13 anos, o PROFMAT já capacitou mais de 7.310 professores e professoras de todas as regiões do país. Araújo se diz muito orgulhoso pela influência que o programa de Mestrado tem na melhoria do ensino de Matemática no país. 

“É gratificante ver o impacto positivo que o PROFMAT está causando no país e, agora, de forma mais concreta, saber que os vencedores da OPMbr serão premiados com uma viagem para conhecer pessoalmente o sistema educacional de um dos países classificados entre os 10 melhores em Matemática no ranking do PISA, e com isso se tornarem profissionais ainda melhores, é realmente muito satisfatório”, conclui o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Conheça os dez medalhistas de ouro: 

  • Christiano Otávio de Rezende Sena — Cefet-MG Campus I, em Belo Horizonte (MG) – Egresso do PROFMAT
  • Felipe Mascagna Bittencourt Lima — IFSP Campus São João da Boa Vista Jardim Itália, em São João da Boa Vista (SP)  – Ex-aluno do PROFMAT
  • José Fábio de Araújo Lima — EE Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana (BA) – Egresso do PROFMAT
  • Josieli Fátima Tonin Pagliosa — EE Normal José Bonifácio, em Erechim (RS) – Aluna atual do PROFMAT
  • Kácio José Cardoso Santos — Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, em Parnamirim (RN) – Aluno atual do PROFMAT
  • Milena Monique de Santana Gomes — EE Olivina Olivia Carneiro da Cunha, em João Pessoa (PB) 
  • Roberto Cesa Cucharero Peregrina — CE Prefeito Mendes de Moraes Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ) – Aluno atual do PROFMAT
  • Romis de Sousa Moraes — Escola Municipal Madre Teresa de Jesus, em Ourilândia do Norte (PA) – Aluno atual do PROFMAT
  • Rubens Lopes Netto — Centro de Educação Quilombola Deputado Júlio Pires Monteles, em Anapurus (MA) – Egresso do PROFMAT
  • Silmara Louise da Silva — EE David Campista, em Poços de Caldas (MG)  – Egressa do PROFMAT

O PROFMAT

A SBM entende que há a necessidade de oferecer aos alunos um ensino de melhor qualificação em Matemática e, neste contexto, entra a capacitação dos docentes. Por isso, foi criado o PROFMAT há 13 anos. 
A iniciativa é um dos alicerces da SBM para desenvolver a formação dos professores, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático para a rede pública de ensino. O programa impacta hoje consideravelmente na capacitação de milhares de professores em todo o território nacional. 

Mais de 7.310 alunos e alunas se tornaram mestres pela iniciativa, que conta com o reconhecimento do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE) com nota máxima (5). Hoje, são 81 Instituições de Ensino Superior associadas à Rede Nacional do PROFMAT, que asseguram o caráter de gratuidade do programa e são responsáveis por toda a coordenação das suas atividades.