Novidade da SBM começa a valer na sua 72ª edição, em novembro, com o intuito de oferecer uma maior gama de temas aos associados
A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) destaca uma novidade aos seus associados para o mês de novembro. O Noticiário SBM, publicação eletrônica mensal que apresenta atualizações sobre notícias, premiações, eventos, resenhas de livros e oportunidades na área em território nacional e no exterior, ganhará mais quatro colunas em seu conteúdo a partir da sua 72ª edição.
Com o objetivo de ampliar ainda mais a diversidade de temas abordados, o Noticiário SBM contará com a participação de cinco novos especialistas nas diferentes vertentes dentro da Matemática.
Atualmente, o Noticiário SBM já possui dois espaços reservados para temas especiais de Matemática: a Coluna PROFMAT e a Coluna Matemática Olímpica. A primeira, apresentada por Fábio Xavier Penna, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), explora os desafios e avanços do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. A segunda, ministrada por Vinicius Rispoli, professor de Matemática Aplicada na Universidade de Brasília (UnB), unidade da Faculdade do Gama (FGA), apresenta as estratégias, experiências e o universo das competições matemáticas.
A partir de novembro, o Noticiário SBM incluirá as colunas:
- Ensino da Matemática: o intuito da coluna é trazer reflexões e discussões aprofundadas sobre o ensino da disciplina;
- Divulgação Matemática: o foco da coluna é tornar a disciplina mais acessível e compreensível ao público como um todo;
- História da Matemática: o objetivo da coluna é explorar a trajetória e evolução da disciplina de Ciências Exatas ao longo do tempo; e
- Ensino Universitário da Matemática: dois professores vão guiar a coluna, dedicada ao ensino da disciplina em nível universitário, a partir de suas contribuições diárias.
Para Nivaldo Grulha, editor-chefe do Noticiário SBM, a adição de mais quatro quadros específicos na publicação é uma decisão para destacar conteúdos ainda mais relevantes e instigantes para a comunidade matemática.
“Estamos confiantes de que essas novas colunas contribuirão para enriquecer ainda mais o Noticiário da SBM, oferecendo aos leitores uma gama diversificada de reflexões e discussões produtivas em torno da Matemática e de seu ensino, história e divulgação. Agradecemos a dedicação de todos os colunistas, novos e já estabelecidos, e convidamos nossos leitores a acompanhar de perto essas valiosas contribuições”, diz o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP), em São Carlos, e integrante também da Comissão de Relações Étnico-Raciais (CRER) da SBM.
A seguir, vamos apresentar os novos colunistas que passarão a dividir suas experiências nas páginas do Noticiário SBM. Acompanhe!
COLUNA DE ENSINO DA MATEMÁTICA: Cydara Cavedon Ripoll
Há 20 anos, Cydara Cavedon Ripoll dedica-se à Educação Matemática, que objetiva desenvolver técnicas e metodologias eficientes para ensinar a disciplina em sala de aula. É referência como professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também completou a graduação e o mestrado. A docente realizou pós-doutorado na Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
Sua influência na instituição gaúcha também chega ao âmbito da Pós-Graduação, em que também ministra aulas sobre Ensino da Matemática. Cydara compõe a atual Comissão de Ensino da SBM, já integrou o Conselho por 10 anos e foi diretora de 2019 a 2021 na gestão de Paolo Piccione.
COLUNA DE DIVULGAÇÃO MATEMÁTICA: Miriam Telichevesky
Continuando a excelência dos profissionais formados pela UFRGS, a gaúcha, natural de Porto Alegre, Miriam Telichevesky é mais uma representante da instituição no Noticiário SBM a partir de novembro. Com Ensino Superior e Pós-Graduação em Porto Alegre, a professora possui experiência em temas da disciplina como Análise Geométrica, Gráficos Mínimos e de Curvatura Média Constante, Problemas de Dirichlet Assintóticos em Variedades de Hadamard e Geometria Hiperbólica. Sua trajetória pode ser considerada uma reviravolta na família, já que o pai queria que Miriam fosse médica. Mas seu dom sempre foi ensinar.
Durante o estágio do Magistério, já estava cursando Licenciatura em Matemática na UFRGS. É professora titular na instituição desde 2013 no Departamento de Matemática Pura e Aplicada e também do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat), ambos do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFRGS). Além da divulgação matemática, Miriam também se interessa por questões de diversidade na área. Participou ativamente da rede “Matemática e Estatística das Gurias” (MaEs das Gurias), em 2022 e 2023, integra a Comissão de Diversidade e Inclusão do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS desde 2021 e também faz parte do Coletivo de Mães da UFRGS.
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: Sérgio Roberto Nobre
O professor Sérgio Roberto Nobre, diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, em Rio Claro, será o responsável por divulgar conhecimento relacionado à História da Matemática no Brasil, com vertentes da história institucional, da história de personagens e da história do desenvolvimento de áreas específicas da matemática no Brasil.
Um dos objetivos de suas pesquisas é aprofundar informações já existentes sobre a área das Ciências Exatas no nosso território e dar caráter acadêmico a elas. Para ele, a compreensão do conteúdo matemático deve passar pela compreensão de sua história. Nobre é membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), presidindo o grupo de 2007 a 2015, e exerce também a função de editor-chefe sênior da Revista Brasileira de História da Matemática (RBHM) desde 2001.
ENSINO UNIVERSITÁRIO DA MATEMÁTICA: Carlos Tomei e Ricardo Miranda Martins
Desde 1984, Carlos Tomei é professor do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no qual tem se dedicado intensamente ao ensino. Seu interesse por questões didáticas se reflete em sua dedicação ao aprimoramento de cursos básicos de Matemática para universitários de cursos de Engenharia e Ciências Básicas, em ocasionais apresentações de minicursos em congressos brasileiros, na preparação e apresentação de cursos para professores e na orientação de alunos de mestrado ou doutorado. Tomei é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1998 e suas áreas de pesquisas abrangem desde Equações Diferenciais, Sistemas Integráveis, Equações Integráveis, Matrizes Especiais, Teoria de Singularidades e Topologia.
Ricardo Miranda Martins é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) – Unicamp. Atualmente, coordena o Repositório de Metodologias para o Ensino (ReME), criado para incentivar o uso de novas abordagens pedagógicas nas disciplinas de Graduação. Martins possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e completou as modalidades de mestrado e doutorado na Unicamp. Nos últimos anos, o matemático tem atuado para promover metodologias ativas que incentivam uma aprendizagem envolvente, bem como para integrar recursos computacionais ao ensino de Matemática em nível superior.