Nota de pesar: Jacob Palis

Foto: IMPA

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) manifesta pesar pelo falecimento do matemático Jacob Palis, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio, no Rio de Janeiro, aos 85 anos.

Mineiro de Uberaba, Jacob Palis foi um dos mais importantes cientistas brasileiros de todos os tempos e uma referência internacional na área de Sistemas Dinâmicos. Com uma carreira marcada por excelência, dedicação e notável impacto científico, Palis presidiu a SBM de 1979 até 1981, além de ter sido Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Ao longo de sua carreira, recebeu dezenas de prêmios e honrarias, entre eles a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1994), o Prêmio Interamericano para Ciência (1995), o Prêmio Trieste de Ciência (2006), o Prêmio Balzan de Matemática (2010) e a insígnia de Oficial da Legião de Honra da França (2018). Era membro de dez Academias Nacionais de Ciências, incluindo as dos Estados Unidos, França, Rússia e Europa, e detentor de nove títulos de doutor Honoris Causa por universidades brasileiras e estrangeiras.

Jacob Palis deixa os filhos Rebeca, Carlos Eduardo e Laura, a esposa Suely Lima, e um legado inestimável para a matemática brasileira e mundial. Sua vida foi um exemplo de paixão pela ciência. 

A SBM se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor e celebra a extraordinária contribuição de Jacob Palis à matemática e à ciência.