Gustavo Araújo, professor da UEPB, foi agraciado com uma homenagem por suas contribuições científicas no município e estado da região do Nordeste
Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), o professor Gustavo Araújo recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal concedido pela Câmara de Campina Grande. O evento ocorreu na última quarta-feira (28) no Plenário da Câmara do município paraibano.
A sessão solene foi proposta pelo vereador Renan Maracajá (Republicanos) e homenageou um dos principais matemáticos e pesquisadores da região Nordeste e do Brasil. A presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, esteve presente no evento para prestigiar seu braço direito em uma das principais iniciativas da entidade, que é o PROFMAT.
Mestre e Doutor na disciplina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gustavo também coordena projetos financiados por agências como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESq), participa como revisor de periódicos internacionais de referência e é responsável pela organização de eventos científicos, em especial para o PROFMAT, iniciativa criada pela SBM.
Ao receber tal honraria, o professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se mostrou emocionado e dedicou a homenagem a todos que contribuíram por sua trajetória na área acadêmica.
“Ser agraciado com uma honraria de tal magnitude, na Câmara Municipal da cidade que tanto estimo, é de imenso valor pessoal. Me sinto profundamente honrado e espero corresponder à altura dessa distinção. Destaco a sensibilidade e o discernimento dos vereadores de Campina Grande ao reconhecerem o trabalho de um professor e pesquisador em uma área tão essencial da Educação, que, infelizmente, ainda é subestimada e desvalorizada”, declarou o matemático, que trabalha na UEPB há oito anos.
“É incomum ver professores sendo homenageados com esse tipo de reconhecimento; frequentemente, tais honrarias são concedidas a médicos, políticos e artistas. Espero sinceramente que essa prática se torne mais comum e que mais professores e pesquisadores sejam reconhecidos e celebrados em nossa sociedade”, completou Gustavo.
Na atualidade, o paraibano de 35 anos é um dos maiores parâmetros na área de Análise Funcional. Gustavo, inclusive, tem sido palestrante em congressos internacionais, nos quais atua como plenarista em eventos de relevância mundial no segmento.
O convite para coordenar as atividades do PROFMAT nacionalmente ocorreu no ano passado. Na época, o então presidente da SBM, Paolo Piccione, e Jaqueline o convenceram a assumir a responsabilidade do programa, que já capacitou mais de 7.500 professores de Matemática em todo o país desde 2011.
O PROFMAT é ofertado em mais de 100 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Especificamente na Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), UFCG e UFPB integram a rede associada que já qualificou quase 300 professores.