No fim de abril, a Presidente Jaqueline Mesquita participou de ações institucionais em eventos e reuniões em universidades de Madri, visando estabelecer convênios acadêmicos para o fortalecimento da pesquisa e da colaboração científica entre os países

A Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, esteve, no fim de abril, na Espanha para uma série de compromissos institucionais com o objetivo de fortalecer a colaboração entre a pesquisa matemática brasileira e a do país ibérico. Durante a visita, foram discutidas e encaminhadas parcerias e convênios que beneficiarão pesquisadores, estudantes brasileiros e associados da SBM. Além disso, a cientista participou da organização de um evento em nome do Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA, sigla em inglês), reforçando o papel ativo da Sociedade no cenário internacional.
Primeiramente, Jaqueline se reuniu com membros da Real Sociedad Matemática Española (RSME) para debater um acordo de reciprocidade e cooperação com a SBM. Hoje, a Espanha ocupa o Grupo 4 da União Internacional de Matemática (IMU, sigla em inglês), composto por nações emergentes em pesquisa na área, e não deixa de ser um colaborador estratégico do Brasil, que, por sua vez, compõe o top 10 do rol de países mais desenvolvidos em pesquisa matemática desde 2018.
O encontro serviu para alinhar as pretensões e aspirações entre SBM e RSME quanto à pesquisa, a estudos e a possibilidades de intercâmbios entre associados. Além disso, Jaqueline revela: “As duas Sociedades estão discutindo sobre a possibilidade de organizar o III Encontro Brasil-Espanha em Matemática, que será sediado no Brasil”.
A última edição do Encontro Brasil-Espanha ocorreu em dezembro de 2018, na Universidad de Cádiz, na Espanha. Fortaleza foi a primeira anfitriã, em 2015, da conferência entre os países três anos antes, quando a Universidade Federal do Ceará (UFC) foi selecionada para receber o evento.

Durante a visita técnica a Madri, a Presidente da SBM fez parte de reunião importante com integrantes do Instituto de Matemática Interdisciplinar da Universidad Complutense de Madrid (UCM), onde foi discutido um convênio para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Trata-se de um acordo de colaboração para que os estudantes do programa organizado pela SBM possam realizar intercâmbio na instituição espanhola.
“Estamos formalizando este acordo de cooperação com o objetivo de possibilitar que estudantes do PROFMAT realizem cursos intensivos durante os meses de janeiro e fevereiro no Instituto. Essa iniciativa visa promover o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Espanha, contribuindo significativamente para o aprimoramento da formação dos nossos estudantes ao proporcionar-lhes experiências complementares àquelas vivenciadas no contexto brasileiro”, defende Jaqueline.
As arestas para o acordo entre SBM e o Instituto da UCM foram aparadas por Gustavo Araújo, Coordenador Nacional do PROFMAT. Desde 2024, o matemático paraibano reside em Madri onde realiza o pós-doutorado exatamente na instituição espanhola com foco em pesquisa no segmento de Análise Funcional.

De 21 a 25 de abril, a cientista brasileira participou da organização da Conferência sobre Geometria em Geral, realizada a partir da parceria entre IMSA, Instituto de Ciências Matemáticas (ICMAT), centro de pesquisa avançada em matemática vinculado às Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) e UCM. Foi o primeiro evento científico do programa ‘Fortalecendo as Pontes Matemáticas entre a Espanha e a América Latina’, lançado pelo ICMAT, que reuniu importantes pesquisadores de geometria das Américas e da Europa.
Como membra do Comitê Científico e do Conselho Diretor do IMSA, Jaqueline participou ativamente da organização da iniciativa em Madri. O principal objetivo do evento foi fortalecer os laços entre pesquisadores da América Latina e Caribe e da Espanha, promovendo a colaboração em matemática entre essas regiões.
“Trata-se de uma iniciativa de grande relevância, que contou com ampla representatividade de pesquisadores latino-americanos, provenientes de diversos países, o que proporcionou uma rica troca de experiências e perspectivas. Além disso, o evento fomentou o surgimento de novas parcerias e colaborações que devem se consolidar nos próximos anos”, destacou a Presidente da SBM e que também assumiu recentemente o cargo majoritário da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA).
Durante o encontro, foi realizado um painel intitulado ‘Construção de Pontes entre a América Latina e a Espanha’, que contou com a presença de importantes autoridades e representantes institucionais, como Flávio Betarello, membro da Embaixada do Brasil na Espanha, María Victoria Otero, Presidente da RSME, Javier Aramayona, Diretor do ICMAT, e Ludmil Katzarkov, Diretor do IMSA. Já há uma segunda edição da conferência prevista para 2027 na Universidade de Miami, sede do IMSA, com temática focada em Análise e Equações Diferenciais.

“O painel foi particularmente relevante, pois permitiu um diálogo aberto sobre as diversas oportunidades de cooperação entre a América Latina e a Espanha. Agora, na qualidade de Presidente da UMALCA e também da SBM, tenho me dedicado a fomentar ativamente iniciativas que promovam a cooperação matemática entre os países da América Latina e Caribe e outras regiões, com destaque especial para a Espanha, dado o histórico já consolidado de intercâmbio acadêmico entre ambas as partes”, comenta Jaqueline.
A professora da Universidade de Brasília (UnB) também aproveitou a estadia na UCM para ministrar uma palestra no Seminário de Análise e Matemática Aplicada a respeito de sua linha de pesquisa, com foco em Equações Diferenciais com Retardamento. Além disso, a Presidente da SBM discutiu possibilidades de colaboração científica sobre a temática com o professor José María Arrieta, membro do ICMAT e do corpo docente da Faculdade de Matemática da instituição madrilenha.
No último dia 25 de abril, Jaqueline foi palestrante convidada do I Encontro Internacional de Equações Diferenciais e Aplicações, conferência realizada na Universidad Politécnica de Madrid (UPM) e organizada pelos professores Paulo Seminário-Huertas e Javier López-de-la-Cruz. Na ocasião, a matemática brasileira pôde debater de forma mais aprofundada sobre futuras parcerias de pesquisa entre a SBM e a universidade espanhola.

Assim como ocorreu em Buenos Aires, semanas antes, Jaqueline também trouxe à tona o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e os planos de firmar um convênio com a UPM. “A instituição espanhola possui um programa voltado à formação de professores de matemática da educação básica, e uma parceria nesse sentido permitiria aos estudantes do PROFMAT interagir com realidades educacionais internacionais, ampliando significativamente sua formação”, conclui a mandatária da SBM.
A intensa agenda da SBM na Espanha reforça seu compromisso com a internacionalização da matemática brasileira e a ampliação das oportunidades para seus associados. As reuniões estratégicas com a RSME, a UCM e a UPM resultam em avanços concretos, como o convênio voltado ao PROFMAT, e abrem caminho para colaborações acadêmicas que beneficiam tanto alunos quanto professores. A presença ativa de Jaqueline em seminários, conferências e mesas-redondas também destaca o protagonismo da SBM nas discussões sobre o papel da América Latina no cenário matemático internacional.