
As Sociedades Científicas SBM, SBMAC e ABE vêm, por meio desta, expressar sua preocupação com a possível diminuição da representatividade de mulheres no próximo CA-Matemática e Estatística do CNPq. Com o término do mandato de vários membros em julho de 2025, três mulheres deixarão o comitê, resultando na ausência total de mulheres em sua composição remanescente, sendo necessário, portanto, recompor o referido comitê com pelo menos 30% de pesquisadoras mulheres. Esse cenário se agrava considerando que quatro mulheres já compuseram o Comitê recentemente. A composição atual remanescente reforça o histórico de sub-representação de mulheres no comitê.
A promoção da equidade de gênero tem sido uma prioridade para nossas sociedades científicas, que vêm desenvolvendo diversas ações para incentivar a participação feminina na matemática e estatística. Entre essas iniciativas, destacam-se eventos, discussões, programas de mentoria e esforços contínuos das comissões de gênero e diversidade. No entanto, a falta de representatividade de mulheres no CA-Matemática e Estatística vai na contramão dessas iniciativas e compromete o avanço dessas pautas em nossa comunidade.
Essa desigualdade estrutural não impacta apenas os níveis mais altos da carreira científica, mas afeta diretamente a visibilidade de pesquisadoras e a inspiração para que mais meninas e jovens mulheres ingressem e permaneçam nas áreas de Matemática e Estatística. A falta de modelos de referência perpetua a desigualdade e limita o potencial de inovação e crescimento do campo.
Cabe ressaltar que essa não é a primeira vez que o comitê enfrenta esse tipo de desbalanceamento. No ano de 2021, o CA-Matemática e Estatística já esteve sem qualquer representatividade de mulheres, o que levou a Comissão de Gênero e Diversidade da SBM e SBMAC a se manifestar na ocasião (veja: https://www.sbmac.org.br/2021/11/carta-aberta-a-comunidade-matematica-brasileira-sobre-a-atual-composicao-do-ca-de-matematica-e-estatistica-do-cnpq/). Agora, com o processo de renovação em curso, ainda há tempo para que as indicações reflitam de maneira mais equitativa e diversa a comunidade matemática.
Diante disso, a SBM, SBMAC e ABE assumem o compromisso de utilizar as três indicações a que têm direito para nomear mulheres ao CA-Matemática e Estatística, contribuindo para um maior equilíbrio de gênero. Contamos com o apoio da comunidade para construirmos um comitê mais representativo e diverso na área de Matemática e Estatística. Acreditamos que a diversidade fortalece a comunidade científica e enriquece as decisões do comitê, promovendo um ambiente mais justo e inclusivo.
Atenciosamente,
