Revista científica brasileira mais importante na área da matemática cresceu quase 0.2 ponto em importante índice de citações
O Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática, uma das principais revistas científicas na área da matemática em todo o mundo, alcançou destacável crescimento no índice SJR (SCImago Journal Rank), chegando a 0.531 em 2023. O SJR de uma revista é obtido através da média de número de citações que recebeu nos três anos anteriores na Scopus.
Nascido junto da SBM, o Boletim possuía, inicialmente, seções de comunicações feitas em reuniões da Sociedade, de resenha de livros e até de informações úteis à comunidade matemática brasileira (bolsas, período de inscrição para as mesmas, cursos etc.). Ao longo dos anos, evoluiu a ponto de se tornar uma publicação internacional.
O Boletim é indexado pelo ISI (The Institute for Science Information), publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática e distribuído pela editora Springer, com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A publicação tem quatro números por ano, com cerca de 180 páginas em cada edição. Para ter sua circulação mundial facilitada, os manuscritos são produzidos em inglês ou francês.
Daniel Pellegrino, Vice-Presidente da SBM e Editor-Chefe do Boletim, falou sobre o avanço da revista no SJR: “O índice vinha mais ou menos estável na faixa de 0.3 e agora subiu para mais de 0.5. Foi uma boa subida, e que talvez indique que nós estamos conseguindo atrair artigos mais competitivos, que possuem um potencial de citação maior”.
O Editor-Chefe também comentou sobre a aceitação internacional positiva do Boletim. “O Brasil pertence ao grupo principal na IMU (International Mathematical Union), do grupo 5, ou seja, o grupo de elite da IMU. O Brasil, então, é visto em pesquisa em matemática como uma liderança, uma referência. E é natural que a principal revista do Brasil também seja bem vista. E o meu sentimento é que nós temos espaço para crescer ainda mais os nossos índices”, apontou.
Com o intuito de distinguir o melhor artigo original de pesquisa na área que consta na publicação, a Diretoria da SBM lançou oficialmente o Prêmio Boletim da SBM em março de 2024.
O(A) grande vencedor(a) do Prêmio será divulgado(a) durante a 11ª Bienal de Matemática da SBM, que ocorre entre 29 de julho e 2 de agosto de 2024, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O local também sediará a premiação, concedida por Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM, e Pellegrino.
O Prêmio Boletim SBM será concedido a cada dois anos, por ocasião da Bienal de Matemática. A premiação consistirá em um diploma e remuneração monetária de US$1.000,00 (aproximadamente R$5.000,00 na cotação atual).
“Essa é uma tentativa de atrair mais ainda artigos cada vez mais competitivos. E você conseguindo atrair a atenção de cada vez autores mais consagrados, você potencialmente tem um aumento de citações, e isso daí vai refletir nos seus índices de impacto. Espero que o lançamento do prêmio do Boletim seja um diferencial que chame a atenção mais ainda do Boletim como uma revista que os autores considerem para suas melhores publicações”, comenta o Editor-Chefe da publicação.
Pellegrino fez questão de destacar e mencionar os últimos Editores-Chefes do Boletim, fundamentais para o desenvolvimento da revista e para o bom caminha que tem sido construído e seguido: “Eu entrei como Editor-Chefe apenas agora em 2023 e peguei um trabalho muito bem feito, peguei o Boletim já muito bem, muito bem coordenado pelo Marcelo Viana, e ele, por sua vez, pegou o boletim também muito bem coordenado pelo Jacob Palis”, finaliza.