Curso de olimpíadas de matemática para 8º e 9º anos
Este curso, promovido pela SBM, visa passar ferramentas básicas para resolver problemas da OBMEP, da Competição Jacob Palis e de outras competições de matemática.
Teoria dos Números Olímpica
Procurando aprimorar seu domínio em Teoria dos Números para Olimpíadas de Matemática? Este curso é projetado tanto para alunos que desejam aprimorar sua formação olímpica quanto para professores que desejam ensinar matemática olímpica. Ele será ministrado por um professor ex-olímpico com mais de 20 anos de experiência em olimpíadas de matemática, autor de livros e materiais didáticos na área, além de especialista em capacitar professores para atuar em olimpíadas de matemática em todo o país.
Álgebra Olímpica
Este minicurso oferecerá um panorama geral sobre fatos teóricos e algumas técnicas gerais para resolução problemas algébricos que comumente são explorados nos diversos os níveis das principais competições matemáticas pelo Brasil e pelo mundo afora.
Finanças Quantitativas: de Bachelier a Black & Scholes
Conteúdo do curso: Movimento Browniano: história, definição, propriedade martingal, variação quadrática, propriedades dos seus caminhos, e simulação. Cálculo Estocástico de Itô para o movimento Browniano. Finanças: conceito e exemplos de derivativos, arbitragem, replicação, modelo Binomial. Modelo de Bachelier: preço de derivativos, delta hedge. Modelo de Black-Scholes. Solução da EDP do Calor, sua relação com o movimento Browniano e as fórmulas de Bachelier e Black-Scholes.
Geometria Olímpica
Promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), este curso traz o professor Antonio Caminha Muniz Neto, que treinou vários medalhistas na OBM.
Explorando a probabilidade além do “favoráveis/possíveis”
Este curso, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), traz o professor Ricardo Misturini, que é docente na UFRGS e pesquisador na área.
Como Utilizar o GeoGebra na Educação Básica
Ideias para aprimorar suas aulas de Matemática.
PALESTRANTE: Carmen Mathias
Professora da UFSM e vice-coordenadora nacional do mestrado PROFMAT
Como implementar um treinamento de olimpíadas na minha escola?
O curso é voltado para professores que desejam implementar projetos de treinamento de olimpíadas nas escolas onde atuam ou queiram ampliar as atividades já desenvolvidas.
Todas as aulas terão a duração de 2h e ocorrerão aos sábados pela plataforma Zoom. Haverá emissão de certificado para os participantes de 70% das aulas.
Como melhorar suas aulas com as melhores questões de vestibulares e de olimpíadas – A seção Q com Q da RPM
Uma das seções de maior sucesso da RPM é a Q com Q (Questões com Questões). Os super experimentados professores Eduardo Wagner e José Pastore trazem os problemas mais interessantes de vestibulares e competições recentes e analisam com profundidade. Apresentando novas abordagens e outros temas e questões relacionadas.
Serão 4 aulas de 1 hora.
Explorando a carreira acadêmica: Desafios e Oportunidades
Neste curso iremos explorar o que é a carreira de matemático(a), desde o curso de graduação, apresentando as oportunidades que podem surgir nesta fase e nas seguintes. O curso abordará também o mestrado e o doutorado na área e seus principais desafios.
Outro tópico importante que está em destaque neste curso é a comunicação científica, no qual serão apresentados métodos de preparação de palestras, entonação e projeção de voz, formas de engajamento do público, entre outros.
No que tange o assunto pesquisa, será explicado como preparar um projeto para submissão às agências de fomento, como escrever um artigo científico para revistas, um parecer técnico, dentre outras formas de alavancar a carreira acadêmica. Também discutiremos a necessidade e importância de ampliarmos a diversidade dentro da área da matemática.
Comunicando Ciência nas Redes: Da ideia à prática – Enfoque em Divulgação Matemática
O curso tem como objetivo apresentar elementos fundamentais da área da Divulgação Científica como modos, práticas e suas funções. Além disso, visa apresentar a temática ofertando espaços para reflexão, discussão e práticas, evidenciando a importância, os desafios e a escassez da Divulgação Científica, em especial a Divulgação Matemática no Brasil. Serão apresentados formatos possíveis referenciando modelos já idealizados.
Neste curso enfatizaremos a produção para plataformas de conteúdos digitais (YouTube, Instagram, TikTok, Twitter, Twitch, Podcast, Blog). As discussões envolvem ainda os primeiros passos percorrendo definição de público alvo, planejamento de conteúdo, criação de roteiro, rotina de produção, diversas formas da linguagem digital (escrita, oral e visual), orientações para captar e editar os primeiros vídeos, monetização, como engajar e conversar com o público.
Temas Fundamentais de Matemática sob o Prisma da Revista do Professor de Matemática
O curso vai passar por quatro áreas fundamentais da Matemática da Educação Básica: Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números. Discutiremos resultados e problemas para aprofundar o conhecimento e servir como ferramentas. Edições da RPM servirão como base para as atividades.
Em Geometria, vamos tratar durante 2 horas as seções “Em classe” das edições 102 e 103 da RPM. Como o nome da seção indica são histórias vividas por professores durante as aulas. Em Combinatória, vamos trabalhar durante 2 horas a seção “Questões com Questões” e o artigo “Sobrejeções em conjuntos finitos”, ambos da RPM 103. Sobre Álgebra e Teoria dos Números, vamos estudar no período de 4 horas vários resultados envolvendo números racionais: frações que resultam em números inteiros, densidade de frações e os círculos de Ford.
Novos cursos em breve!