Encontros em Brasília discutem próximos passos do PROFMAT e reforçam diálogo aberto com a CAPES

De segunda a quarta-feira, a UnB e a CAPES foram palco de reuniões entre cerca de 50 coordenadores do PROFMAT em busca de melhorias no programa

Na última quarta-feira (3), a Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) encerrou o Encontro Nacional de Coordenadores 2024. A Universidade de Brasília (UnB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foram palco de reuniões intensas por três dias para discutir melhorias e projetos do programa coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Encontro de Coordenadores do PROFMAT agitou Brasília nesta semana e reuniu mais de 50 professores – Foto: Divulgação

Liderados pelo Coordenador Nacional do PROFMAT, Gustavo Araújo, Coordenadores Locais do programa tiveram a chance de esclarecer dúvidas com a presença de representantes da Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES). Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM, também esteve presente ao longo dos três dias. 

As reuniões ocorreram na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) da Universidade de Brasília (UnB) e na CAPES, reunindo a participação de mais de 50 professores e coordenadores. O evento reforçou o compromisso com a qualidade e a eficiência na formação de docentes de Matemática da Educação Básica no Brasil.

O evento

Na última segunda-feira (1), a Presidente da SBM se reuniu com vários dos Coordenadores do PROFMAT para debater sobre a avaliação do programa e também as disciplinas ministradas na iniciativa. 

No segundo dia, Jaqueline se encontrou com Suzana dos Santos Gomes, Diretora da DED/CAPES, e sua equipe. Em pauta, o cronograma do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (PROEB) e suas atribuições para 2024 e o debate sobre novas mudanças para o PROFMAT. 

Bruno Teles Nunes, Coordenador-Geral de Apoio Financeiro, Luiz Lira, Coordenador-Geral de Articulação de Programas e Cursos EaD, e Carlos Estevam Marcolini Rezende, Coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento da CAPES, comandaram o encontro e tiraram as principais dúvidas da CAN e da Presidência da SBM. Gustavo Araújo e a Vice-Coordenadora Carmen Vieira Mathias expuseram as reivindicações principais para as mudanças propostas por meio de uma portaria da DED/CAPES, especialmente no que diz respeito às disciplinas ministradas no PROFMAT. 

Suzana dos Santos Gomes (ao centro), diretora da DED/CAPES, esteve presente no 2º dia de reuniões em Brasília – Foto: Divulgação

Finalmente, na última quarta-feira (3), as reuniões também ocorreram na sede da CAPES, onde o Professor Luís Reznik, Coordenador Adjunto de Programas Profissionais, liderou a série de debates. A Presidência da SBM e coordenadores do PROFMAT foram incentivados a aproveitar essa oportunidade para contribuir ativamente e ouvirem propostas positivas em busca de evolução do programa de Mestrado por parte da instituição. 

O debate foi importantíssimo, pois contou também com representantes da Diretoria de Avaliação (DAV/CAPES), incluindo a Coordenação da nova área de avaliação do PROFMAT – a Área 51.

Balanço positivo

Para a Presidente da SBM, o esforço por parte da CAN em reunir grande parte dos Coordenadores do PROFMAT só fortalece o propósito de evoluir a iniciativa em todas as perspectivas. 

“A série de reuniões foi muito produtiva. Foram três dias muito intensos, em que pudemos conhecer vários coordenadores do PROFMAT, dialogar e entender as realidades de cada instituição associada do programa. Foi muito importante esse contato da presidência da SBM com a CAN para ver as demandas e construirmos juntos um programa ainda melhor. A ideia é fazer com que esses encontros sejam periódicos”, revela Jaqueline. 

Três dias de reuniões em Brasília mostraram diretrizes de evolução para o PROFMAT a curto prazo – Foto: Divulgação

Para Gustavo Araújo, as reuniões em prol da evolução do PROFMAT representam um mecanismo democrático e deliberativo nas decisões da rede do programa de Mestrado da SBM. Ele reforça que o diálogo com setores da CAPES também foi vital para enriquecer a discussão sobre o aperfeiçoamento da iniciativa. 

“Tentei destacar a importância de realizar as atividades do programa de forma compartilhada, distribuindo responsabilidades para garantir excelência e viabilizar o trabalho da CAN. Além dos informes e novidades, foram abordadas pautas como o Coleta, considerando a avaliação quadrienal da CAPES, a autoavaliação, a consolidação do planejamento estratégico, o sistema de concessão de bolsas (SCBA), entre outros. A participação da DED e da DAV foi fundamental e crucial para que as informações fossem repassadas de forma mais clara e direta para os coordenadores das instituições associadas”, declarou o Coordenador da CAN.

Jaqueline corrobora a visão do colega e também destaca a presença e o comprometimento dos representantes da DED/Capes no evento. 

“O diálogo com a CAPES também foi muito importante, pois escutamos deles o que esperam do nosso programa, o que podemos melhorar e entender quais são suas demandas ao PROFMAT em termos de aperfeiçoamento e internacionalização.  Também discutimos bastante sobre a temática de internacionalização do programa e de cooperação com outros países. Foi uma experiência enriquecedora, pois compreendemos melhor esse ponto de vista deles e agora estamos reformulando algumas mudanças na estrutura do PROFMAT. Acho importantíssimo a Diretoria da SBM estar presente in loco nesse processo, pois estarmos inseridos faz total diferença”, concluiu a Presidente. 

O PROFMAT

A SBM entende que há a necessidade de oferecer aos alunos um ensino de melhor qualificação em matemática e, neste contexto, entra a capacitação dos docentes. Por essa e outras razões, foi criado o PROFMAT há 12 anos.

A iniciativa é um dos alicerces da Sociedade para desenvolver a formação dos professores, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático para a rede pública de ensino. O programa impacta hoje consideravelmente na capacitação de milhares de professores em todo o território nacional.

Mais de 7.310 alunos e alunas se tornaram mestres pela iniciativa, que conta com o reconhecimento do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE) com nota máxima (5). Hoje, são 81 Instituições de Ensino Superior, espalhadas em 106 unidades, associadas à Rede Nacional do PROFMAT, que asseguram o caráter de gratuidade do programa e são responsáveis por toda a coordenação das suas atividades.