Professor da UFC é natural de Fortaleza e é um dos três eleitos na área de Ciências Matemáticas para o novo mandato
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegeu, no começo de dezembro, seus novos membros titulares, correspondentes e afiliados. Deste último grupo, 30 pesquisadores de todo o país vão receber seus diplomas em 2024 em simpósios relacionados a cada uma de suas regiões. Na área de Ciências Matemáticas, três profissionais foram escolhidos pela assembleia geral da entidade – entre eles, o cearense Yuri Gomes Lima.
Coordenador Acadêmico do Departamento de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lima tem 38 anos e foi um dos cinco membros afiliados selecionados da região Nordeste/Espírito Santo. Com posse prevista para agosto do ano que vem, o Professor do Departamento de Matemática da UFC assumirá o mandato pelo período de 2024 a 2028.
Os membros afiliados formam uma categoria criada pela ABC mais precisamente em 2007. O intuito da entidade é incluir pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade de todo o território brasileiro. Os cientistas são indicados e eleitos por membros titulares com atuação nessas regiões. Anualmente, são escolhidos cinco jovens pesquisadores em cada área designada para mandatos de cinco anos, sem a possibilidade de extensão.
Na atualidade, Lima pesquisa as áreas de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, consolidando a UFC como um dos maiores pólos do Nordeste. “Eu me sinto extremamente honrado. É muito significativo para a minha área na UFC, que está em desenvolvimento desde 2017. Essa conquista é extremamente importante, porque indica que nosso trabalho está no caminho certo. Meu objetivo é continuar os esforços nessa direção elevando a Pós-Graduação em Matemática da UFC como um nome de referência em Sistemas Dinâmicos não somente no Nordeste e no Brasil, mas em caráter internacional”, comenta.
Gosto pela Matemática
Natural de Fortaleza, Lima é integrante de uma família com mais dois irmãos. Sua aptidão pela área de Exatas, inconscientemente, foi herdada do pai, engenheiro de formação, e da mãe, graduada em Administração. Seu gosto particular pela Matemática, todavia, foi aguçado no Ensino Fundamental, quando pôde participar de uma Olimpíada de Matemática interna de seu colégio na capital cearense.
“A partir do 9º ano, eu comecei a estudar matemática olímpica com o objetivo de ir para a Olimpíada Internacional Matemática. Com quatro anos de estudos, eu consegui esse objetivo e obtive a medalha de bronze quando estava no 3º ano do Ensino Médio”, lembra Lima, que, resistente inicialmente a prestar Matemática no vestibular, ingressou em uma aventura efêmera na Engenharia.
“Naquela época, eu não vislumbrava ser matemático por acreditar que, no Brasil, o campo era reduzido para a área docente. Então, eu via todas as pessoas indo fazer Medicina, Engenharia, Direito. Decidi prestar Engenharia e entrei no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, em 2003. Com um mês, percebi que não era aquilo que eu queria. E retornei ao Ceará para fazer o curso de Matemática”, conta.
Ciências Exatas: Matemática!
A mudança de rota foi primordial e Yuri foi aprovado para o curso de Bacharelado em Matemática na UFC, no ano seguinte. Sua graduação foi finalizada em 2006, ao mesmo tempo em que já estava participando de aulas no mestrado. Sua tese foi defendida com honras na Universidade dois anos mais tarde.
Logo, o cearense voltou à Cidade Maravilhosa para ingressar no doutorado em Matemática no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde se formou em 2011. Após seis meses de um pós-doutorado “de transição”, como ele próprio classifica, no Rio, Lima embarcou mundo afora.
Fez estágios no Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, por dois anos. Logo depois, voltou ao Ocidente para a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, onde permaneceu até 2015. Finalmente, sua excursão alcançou a Université Paris-Sud 11, finalizando seus trabalhos dois anos mais tarde.
Referência no Brasil em sua área
Desde 2017, Yuri trabalha na UFC exatamente na área de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica e hoje possui uma equipe de pesquisa em construção que conta com dois professores, dois pós-doutorandos e diversos alunos de mestrado e doutorado.
Em 2021, o Professor recebeu menção honrosa em prêmio organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em razão de artigo publicado no Journal of the European Mathematical Society. A cada dois anos, o Prêmio SBM reconhece os melhores trabalhos de pesquisa de jovens pesquisadores no campo da Matemática residentes no Brasil.
Referência para os alunos na UFC e em vários cantos do Brasil, Yuri aconselha aos mais jovens que alcançar tal patamar na carreira é possível, desde que haja comprometimento e organização em sua trajetória. “O maior conselho para os mais jovens é que trabalhem com afinco e seriedade. A ciência no Brasil, comparada com outras profissões, é uma área ainda pouco valorizada, mas é muito bela. Para alcançar honrarias e ser respeitado, é necessário muito esforço, muito estudo, muita dedicação e, ao mesmo tempo, muita seriedade”, indica.
Além do Professor Yuri Gomes Lima, outros dois pesquisadores da área de Ciências Matemáticas adentraram o grupo de afiliados da ABC. São eles: Renata Rojas Guerra, da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), e João Vitor da Silva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).