Terceiro dia do Workshop TYAN destaca união da Academia e Indústria para alavancar educação no Brasil

Programação do evento internacional vai até a próxima sexta-feira na UnB e reúne cientistas de ponta na área

Brasília (Brasil), 5 de outubro de 2023 – A quarta-feira (4) no 9º Workshop Temático Internacional de Matemática da Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TWAS-TYAN) e 1º Workshop TYAN-Humboldt em Matemática seguiu sua missão de integração entre cientistas de todo o mundo. No palco da Universidade de Brasília (UnB), destaque para palestras e sessões voltadas para a união entre os trabalhos acadêmicos e a indústria na área especializada.

Foto: Divulgação/SBM

O encontro é organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com a TYAN, a UnB, a Academia Jovem da Argentina e a Sociedade Mexicana de Matemática. No terceiro dia do Workshop TYAN, mais uma vez a capital federal recebeu pesquisadores de ponta de diversas instituições de todo o mundo.

Foto: Divulgação/SBM – Helge Holden, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia

Na sessão matutina, o matemático Helge Holden, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, expôs várias de suas teorias na sessão plenária sobre Equações Diferenciais, em que é referência internacional. Em seguida, foi a vez de Maria Eulália Vares, docente no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre Probabilidade e Processos Estocásticos.

À tarde, três referências do Brasil em pesquisa e educação dominaram as cenas no auditório da UnB: José Alberto Cuminato e Tiago Pereira da Silva, ambos do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), e Ana Luiza Neiva Amaral, do Serviço Social da Indústria (SESI).

Foto: Divulgação/SBM – José Alberto Cuminato, pesquisador do CeMEAI

Pesquisador principal do CeMEAI, Cuminato reforçou, em sua explicação, o vínculo que a Matemática tem com a Academia para alcançar o sucesso no mercado de trabalho. Para o pesquisador, as ciências matemáticas podem agregar valor às atividades da indústria e do comércio pelo conceito de serem complementares.

Por sua vez, Ana Luiza, Doutora em Educação, acredita que o evento é vital para o corpo docente do Brasil adquirir uma melhor preparação para encarar o desafio de alterar a infeliz situação da área de aprendizagem no nosso país. Na atualidade, o Brasil ocupa apenas a 66ª posição do ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Foto: Divulgação/SBM – Ana Luiza Neiva Amaral, educadora do SESI

“De fato, quando você avalia os dados do Brasil no Pisa e no Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), o Brasil tem performado muito mal em Matemática. E isso faz a gente entender que os nossos alunos não estão aprendendo aquilo que é esperado em cada etapa de ensino. E precisamos buscar soluções para mudar esse cenário, baseadas em evidências científicas”, contextualiza a professora.

Foto: Divulgação/SBM – Maria Eulália Vares, docente no Instituto de Matemática da UFRJ

Em sua sessão plenária, Ana Luiza expôs dados do quadro de estagnação do Brasil na área de educação. Ela destaca que o Workshop TYAN é uma iniciativa muito válida para o processo de difusão da Matemática, em especial, no âmbito nacional.

“Não tenho dúvidas de que a universidade tem um papel muito importante e deve colaborar com a educação no país. O Workshop TYAN, por exemplo, é extremamente necessário, pois estimula o debate e propõe soluções para conseguirmos superar os desafios. Como mostrei em dados, um em cada 10 alunos que terminam a Educação Básica no Brasil recebem um tratamento adequado em Matemática. Por isso, é necessário fazermos uma reflexão nesses eventos como esse para propor iniciativas para reverter esse quadro”, finaliza a educadora.

Foto: Divulgação/SBM – Tiago Pereira da Silva, pesquisador do CeMEAI

Janara Ramos Nascimento, aluna de Doutorado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), está adorando participar de um evento reconhecido internacionalmente e aproveita para agregar elementos em sua linha de pesquisa em Salvador.

“Para mim, é uma enorme oportunidade de apresentar minha linha de pesquisa em Matemática para cientistas célebres de todo o mundo. É o momento de troca e networking, poder compartilhar meu trabalho, receber comentários e sugestões. Está sendo uma experiência única”, destaca a estudante.

Foto: Divulgação/SBM – Janara Ramos Nascimento, aluna de Doutorado da UFBA

A programação na UnB vai até sexta-feira (6) e contará com mais palestras plenárias oferecidas por grandes nomes da matemática mundial, painéis e a continuação das sessões especiais.