UnB sedia workshops temáticos internacionais de Matemática e recebe cientistas célebres da área

Evento organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) contará com plenárias, sessões especiais e apresentação de pôsteres de 2 a 6 de outubro

De 2 a 6 de outubro, a Universidade de Brasília (UnB) será palco do 9º Workshop Temático Internacional de Matemática da Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TYAN, sigla em inglês) e 1º Workshop TYAN-Humboldt em Matemática. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com a TYAN, a UnB, a Academia Jovem da Argentina e a Sociedade Mexicana de Matemática.

O workshop conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e, dentre tantas instituições, do Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA), da Universidade de Miami. A SBM realiza o evento como forma de difundir o conhecimento das diversas áreas da Matemática, com ênfase em especial nos países em desenvolvimento. A edição de 2023, na capital federal, reunirá cientistas e pesquisadores de todo o planeta e também será um ponto de aproximação com a Fundação Alexander von Humboldt, da Alemanha, que dá suporte a pesquisadores do mundo todo e promove ativamente a compreensão internacional, o progresso e o desenvolvimento científicos.

A Academia Mundial de Ciências (TWAS) tem como foco a aproximação de jovens pesquisadores para contribuir na comunicação e a cooperação entre as novas gerações de pesquisadores. E a programação diária do Workshop TYAN foi estabelecida para corresponder às expectativas. 

A programação será dividida ao longo dos dias entre manhã e tarde na UnB e contará com palestras plenárias oferecidas por grandes nomes da matemática mundial, sessões especiais, painéis e apresentação de pôsteres, em que pesquisadores têm a grande chance de expor seus trabalhos. 

Para a Rede de Jovens Afiliados TWAS, promover a próxima geração de cientistas no mundo em desenvolvimento é uma das prioridades estratégicas. Desde 2013, a instituição seleciona cientistas promissores em vários países ao redor do globo. São escolhidos anualmente 25 profissionais de ciências abaixo de 40 anos exatamente no ápice de suas carreiras na academia. 

Para maximizar o impacto das habilidades intelectuais dos Jovens Afiliados da TWAS, foi estabelecida uma rede de todos os Jovens Afiliados da TWAS (TYAN), exatamente para impulsionar as interações e a cooperação entre os membros. 

Por isso, o TYAN, um dos principais eventos da área de Ciências Exatas no calendário anual, chega para estreitar ainda mais as relações do Brasil com outros países.