Encontro do Profmat em João Pessoa promove integração e é elogiado por referências da Matemática

Programa de Mestrado coordenado pela SBM reuniu estudantes e egressos durante evento com minicursos, palestras e plenárias na UFPB

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, foi sede do III Encontro Pessoense do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu o evento, que visa a integração entre estudantes e egressos do Programa de Mestrado, sejam eles graduandos, professores e pesquisadores da área. 

Encontro Pessoense do Profmat foi elogiado pela comunidade acadêmica

Na 3ª edição do Encontro, a organização do Profmat apresentou um minicurso com a Professora Ana Paula Chaves, da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de oito docentes plenaristas e seis palestrantes (quatro egressos, um aluno atual e um graduando) em Matemática de todo o Brasil. Os temas abordados nas atividades abrangeram várias peculiaridades da realidade do Ensino Básico nacional na área. 

O evento foi uma oportunidade para os participantes entenderem o trabalho desenvolvido pelos colegas na área, visando, em primeiro lugar, a evolução do ensino de Matemática na Rede Pública, seja na capacitação de docentes ou na atuação direta em projetos envolvendo estudantes. Destaque para Jonilda Alves Ferreira, professora de um colégio da cidade de Paulista (PB), que expôs atividades realizadas com os alunos. Muitos deles tiveram êxito em olimpíadas e diversos setores ligados a Ciências. 

Integrante da Comissão Organizadora do III Encontro, Elisandra Gloss destacou a contribuição de Jonilda na Rede Pública de Ensino como uma espécie de estímulo ao público presente em João Pessoa. A ideia é avançar no planejamento de novas atividades ligadas ao Profmat.

Ana Paula Chaves, Elisandra Gloss e Gustavo Araújo participaram do evento em João Pessoa

“Acreditamos que eventos desta natureza permitem o compartilhamento de conhecimento e de projetos bem-sucedidos, os quais melhoram a formação de docentes e futuros docentes e, consequentemente, propiciam a melhoria do ensino de Matemática na Educação Básica. Por isso, pretendemos continuar com o encontro bienal e, nas próximas edições, esperamos aumentar o número de participantes e palestrantes, assim como a diversidade geográfica e o equilíbrio de gênero”, projeta a atual docente na UFPB.

Por sua vez, Gustavo Araújo, Coordenador do Profmat, fez questão de exaltar o sucesso do Encontro na participação de egressos do Programa de Mestrado. 

“Os egressos não só vieram como ouvintes, mas também fizeram contribuições apresentando seus próprios trabalhos e mostrando resultados concretos que estão obtendo como professores da Educação Básica. Muitos desses resultados vieram do conhecimento que adquiriram durante o Profmat e das pesquisas que realizaram durante o Programa. O evento foi incrível”, elogiou o membro do corpo docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Para ele, o sucesso do evento para a área é só mais um sinal de que a região pode ser protagonista no cenário acadêmico da Matemática. “Ver o Nordeste se destacar em eventos e atividades dessa natureza é muito gratificante. Devemos ampliar e incentivar sempre essas iniciativas com o intuito de, no futuro, reduzirmos as disparidades identificadas entre as diferentes regiões do Brasil”, completa Araújo. 

Daniel Pellegrino, Vice-Presidente da SBM, destacou o Prêmio Regional de Dissertações do Profmat, recentemente divulgado pela entidade, para premiar os melhores trabalhos de mestrado de alunos da iniciativa. 

Encontro do Profmat no Nordeste: tendência é de novas edições da iniciativa

“O Encontro contou com a participação de palestrantes convidados e de ex-alunos do Profmat, que são professores da educação básica. A SBM faz questão de agradecer a iniciativa do Departamento de Matemática da UFPB que, além de ser um dos principais centros de pesquisa em Matemática Avançada, também mostra sua preocupação com a educação básica”, concluiu Pellegrino.