1° Encontro Mentalidades Matemáticas recebe artigos de professores, pesquisadores e estudantes até 31 de julho

Evento em 23 e 24 de setembro quer produzir conhecimento e fortalecer comunidade pesquisadora 

O 1° Encontro Mentalidades Matemáticas está com inscrições abertas para submissão de artigos sobre a prática da abordagem de ensino desenvolvida na Universidade de Stanford pela professora Jo Boaler e trazida ao Brasil pelo Instituto Sidarta. Professores, pesquisadores e estudantes de pedagogia e de licenciatura em Matemática podem enviar seus trabalhos até 31 de julho.

A 1ª edição do “Encontro Mentalidades Matemáticas: fortalecendo a nossa comunidade pesquisadora” será nos dias 23 e 24 de setembro, na sede do Instituto Sidarta, em Cotia (SP). O evento visa a produzir conhecimento e fortalecer a comunidade pesquisadora ligada ao Programa Mentalidades Matemáticas (MM), promovendo o intercâmbio e a produção de conhecimento acadêmico a partir da prática de sala de aula.

Os artigos devem abordar um dos seguintes eixos temáticos:

1) Mentalidades Matemáticas nos contextos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais).

2) Mentalidades Matemáticas nos contextos do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.

3) Mentalidades Matemáticas nos contextos de Ensino Superior e formação continuada.

4) Mentalidades Matemáticas e currículo.

Professores participam de curso de formação do MM em Vespasiano-MG. Foto: André Seite / Itaú Social.

Os trabalhos podem ser submetidos nas modalidades “Relato de Experiência” ou “Comunicação Científica” e poderão ser apresentados remotamente, por meio de videoconferência, ou presencialmente.

Confira aqui mais informações sobre as regras para submeter trabalhos. Os artigos aprovados serão divulgados em 18 de agosto.

O Programa Mentalidades Matemáticas foi co-criado em 2015 pelo Instituto Sidarta e pelo Centro de Pesquisas Youcubed (Universidade de Stanford) com o objetivo de enfrentar os desafios atuais de equidade e letramento matemático. Em parceria com o Itaú Social, o programa promoveu diversas ações para compartilhar boas práticas, conteúdos educacionais e histórias inspiradoras. Ao longo dos anos, já formou cerca de 11 mil professores, impactando mais de 1 milhão de alunos. Siga o MM nas redes sociais!