CAPES visita Coordenação Nacional do Profmat e aprova gestão do programa: “Está bem estruturado”

Membros da CAPES realizaram o monitoramento da iniciativa e reforçam a importância da continuidade das atividades entre as instituições de ensino


Foto: Divulgação/SBM – Diretoria da SBM recebeu visita técnica da CAPES para monitoramento da gestão da Coordenação do Profmat

A Comissão Acadêmica Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) e a Diretoria da SBM receberam uma visita técnica de três membros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Rio de Janeiro, na última semana. 

A equipe da CAPES foi composta pelos representantes Luiz Lira, Bruno Teles Nunes e Marcos Trajano. A visita serviu para o grupo realizar o acompanhamento e monitoramento da gestão da Coordenação Nacional do Profmat. 

Alguns pontos em debate foram os relatórios de acompanhamento e monitoramento da coordenação nacional e suas associadas, o acompanhamento dos recursos de custeio e bolsas, o sistema de acompanhamento de alunos e bolsistas e relatos sobre o exame nacional de qualificação, entre outros.

O Profmat atende a professores de matemática na Educação Básica, prioritariamente de escolas públicas, que buscam aprimoramento em sua formação profissional. Além disso, está no seu calendário de atividades promover seleções anuais, regulamentadas em edital, direcionadas para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Profmat.

Luiz Lira, membro da CAPES, enxerga que o programa está bem coordenado, mas reforça a importância da continuidade das ações entre as instituições. 

“O propósito da visita da equipe da Diretoria de Educação à Distância da CAPES foi o de realizar uma atividade em cumprimento às determinações dos órgãos de controle – Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União (CGU/TCU) por conta do Plano de Ação Firmado com a DED/CAPES, em 2017. Uma das atividades é o acompanhamento e o monitoramento da política pública de formação de professores da Educação Básica e, neste caso específico, a atividade ocorreu no âmbito do Profmat, que se apresenta bem estruturado em sua gestão administrativa e acadêmica. É claro que as ações de melhorias numa rede com bastante diversidade entre as instituições integrantes devem ser constantes”, defende Lira.

O Profmat é um dos programas pioneiros de qualificação docente no Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). O grupo é formado por uma rede de instituições de Ensino Superior, dentro dos pré-requisitos da CAPES, coordenado pela SBM com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

“Por ser a maior rede de formação do Profmat – são 106 unidades associadas com capilaridade nacional -, a possibilidade de uma reunião de acompanhamento e monitoramento, com a participação da coordenação nacional e equipe da SBM, nos possibilitou conhecer importantes evidências dos resultados já alcançados pelo programa nos últimos 12 anos, desde sua criação”, reforça Lira.

Como citado pelo membro da CAPES, o Profmat possui Exame Nacional de Qualificação (ENQ) que consiste em uma única avaliação escrita, ofertada duas vezes por ano. O programa possui mais de 412 videoaulas disponíveis no site oficial

Junto com 11 áreas do PROEB, o Profmat integra as atividades da CAPES e do Ministério da Educação voltadas à Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Lira ressalta a importância da continuidade do programa para o aperfeiçoamento dos docentes do ensino correspondente. 

“O Profmat trabalha com o propósito de que o incentivo à qualificação continuada em nível de mestrado pode concretizar produtos educacionais que aprimorem o ensino de matemática na sala de aula e nas redes educacionais. Isso através do aprendizado do discente cursista, das pesquisas e dos trabalhos de final de curso. A expectativa é que auxilie na evolução dos indicadores externos de avaliação dos estudantes desses professores que passaram por um Profmat, como no Enem, Pisa, Saeb, entre outros exames”, explica o membro da CAPES. 

Vice-Presidente da SBM, Jaqueline Mesquita avaliou a visita técnica como uma ‘experiência satisfatória’. Durante o encontro, foi discutido o funcionamento do Exame Nacional de Acesso e Exame Nacional de Qualificação do Programa de Mestrado Profmat e a matemática reforçou as prioridades na lista de requerimentos à CAPES.

“Destacamos que a procura tem sido bastante alta pelo Mestrado Profmat e as instituições associadas têm potencial para aceitar mais candidatos. Por isso, solicitamos a abertura de mais vagas à CAPES para voltarmos ao número de vagas que tínhamos antes da pandemia. Além disso, debatemos sobre a possibilidade de criar convênios entre o Mestrado Profmat e outras instituições e Secretarias de Estado e da internacionalização do programa, em formas de propor parcerias e colaborações internacionais”, conclui Jaqueline