Encontro da SBM com parceiros italianos atrai mais de 150 matemáticos em Brasília

Conferência apresentou palestras e debates de maneira a reforçar a importância da disciplina nos tempos modernos; evento similar deve acontecer na Europa em 2024

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou, no fim de abril, uma conferência científica realizada na Embaixada da Itália, em Brasília. O evento, que contou com a participação de Mercedes Bustamante e Ricardo Galvão, Presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), respectivamente, reuniu mais de 150 pesquisadores e trouxe o debate sobre os desafios contemporâneos da área.

Foto: Divulgação/SBM – Jaqueline Mesquita e Paolo Piccione se reuniram com Ricardo Galvão (primeiro à esq), Presidente do CNPq, e Mercedes Bustamante (terceira da esq. para a dir.), Presidente da CAPES

A conferência faz parte do calendário da 6ª Edição do Dia da Jornada Italiana de Pesquisa no Mundo. Paolo Piccione e Jaqueline Mesquita, Presidente e Vice da SBM, acompanharam o evento in loco. O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, lembrou a profunda colaboração na área de matemática entre pesquisadores das duas nações, que remonta aos anos 1930.

O painel de abertura do evento envolveu palestras sobre acordos e cooperação científica entre os dois países. Márcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacou o papel da matemática como uma linguagem compreendida de maneira universal. “A matemática é um instrumento para conseguirmos ampliar nossa indústria de fronteira”, declarou, reforçando que a área foi inserida de forma estratégica no MCTI. 

Hoje, no Brasil, a Olimpíada de Matemática é a maior entre as mais de 100 competições de conhecimentos científicos. Na última edição reuniu 18 milhões de estudantes, porém apenas 17% das medalhistas de ouro são mulheres. 

Foto: Divulgação/SBM – Evento em parceria de Brasil e Itália contou com mais de 150 pesquisadores na área de matemática

Por isso, Márcia aponta como meta a curto prazo a criação de iniciativas para estimular as adolescentes para o ingresso na área. “O MCTI anunciou projeto nas escolas que vai incentivar meninas nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia. Queremos mais mulheres e diversidade nesse meio”, completou.

Um estudo de 2020 mostrou que, entre 2015 e 2019, a Itália foi o sexto país do mundo em colaborações internacionais – patamar atingido por conta das pesquisas publicadas em parceria com pesquisadores brasileiros. Além disso, o Brasil é o quarto a ter acordos acadêmicos com universidades italianas. 

“Tudo isso ajuda muito as relações entre os dois países em todas as áreas, especialmente à economia e à indústria”, afirmou Azzarello. “Em 2024, um evento similar deverá ser realizado na Itália”, completou o embaixador.

Foto: Divulgação/SBM – Embaixador da Itália deverá realizar evento similar ao de Brasília na Europa em 2024

A próxima roda de debates sobre o tema ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB). Paolo Piccione, Presidente da SBM, já confirmou sua presença no evento. 

PARCERIAS/DIVULGAÇÃO DA MATEMÁTICA

São eventos como o de Brasília e posteriores no calendário anual da SBM que ganham projeção e só são possíveis graças à contribuição da sociedade. Por isso, te convidamos a colaborar com os nossos projetos e auxiliar na continuidade de nossos compromissos. Com sua doação, o Brasil tem grandes chances de permanecer no Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU), responsável pela medalha Fields, o “Prêmio Nobel” da área. 

Estar no Grupo 5 significa maior representatividade na Assembleia Geral do IMU, ou seja, o Brasil teria mais influência nas decisões sobre a área de matemática no exterior. Certamente isso nos possibilitaria obter mais recursos para organizar eventos de notoriedade no país, aumentando, assim, o nosso reconhecimento lá fora. 

Fortalecer a SBM também nos permite organizar mais ações eficientes para melhorar a formação em matemática no ensino básico. Por isso, não deixe de contribuir através do portal: doacoes.sbm.org.br.

Arte: SBM – Doações à SBM são primordiais para a realização de eventos científicos no País