SBM visita Rio de Janeiro em busca de parcerias por “atuação mais forte” na educação

Membros da Sociedade participaram de vários eventos com instituições de respeito na área

Nesta semana, uma comitiva da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) visitou o Rio de Janeiro em busca de parcerias e convênios com várias instituições de ensino e pesquisa da capital fluminense. Presidente e Vice, Paolo Piccione e Jaqueline Mesquita participaram de reuniões visando fortalecer a matemática básica dentro da rede educacional no país e o resultado foi muito satisfatório. Além deles, a SBM também foi representada pelo atual editor-chefe da Revista do Professor de Matemática, Edmilson Luis Motta.

Entre os compromissos, os três compareceram ao Instituto Apontar, que auxilia na educação de crianças e adolescentes superdotados de famílias carentes, e saíram de lá entusiasmados com a possibilidade de projetos com a ONG. 

Foto: Divulgação – SBM visitou o Instituto Apontar durante semana de reuniões produtivas no Rio de Janeiro

A visita ao Rio também possibilitou um encontro com Renan Ferreirinha, Secretário de Educação da Cidade Maravilhosa, em que a diretoria da SBM debateu sobre a possibilidade de formar parcerias com instituições e escolas do município.

O grande objetivo da entidade é o aprimoramento dos professores de matemática, especialmente em uma realidade em que grande parcela da população brasileira não aprecia a disciplina.

Foto: Divulgação – Comitiva da SBM participou de vários eventos importantes no Rio, nessa semana, para projetos na área de matemática

“Temos um programa de mestrado profissional em rede nacional justamente pensando na formação de melhores professores de matemática. Temos conversado de que maneira a SBM pode levar o conhecimento das universidades para aperfeiçoar a formação dos nossos alunos. A matemática brasileira é muito reconhecida internacionalmente. Temos um medalhista Fields, único na América Latina. Porém, quando voltamos o olhar para a educação básica de matemática, temos índices muito baixos em várias provas. O rendimento é muito baixo e a maioria de nossa população não entende a importância e sua aplicação no cotidiano. E a SBM tem como objetivo se aproximar da comunidade, levando esse conhecimento e se engajando mais na educação básica. Nossas reuniões no Rio de Janeiro foram com esse intuito”, revelou Jaqueline. 

Na última quarta-feira (12), o grupo se encontrou com Jerson Lima da Silva, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e, posteriormente, participou de compromissos no Instituto Serrapilheira com o objetivo de discutir sobre financiamento para pesquisa e divulgação científica no Brasil na área de matemática.

O Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), Eduardo Wagner (FGV), foi mais um a receber a comitiva da SBM para reuniões visando avanços da matemática a nível escolar.

Foto: Divulgação – Houve tempo para debate com Renan Ferreirinha, Secretário de Educação do Rio de Janeiro, para viabilizar parcerias e convênios com a SBM

Outro ponto que norteou a visita da SBM foi a discussão sobre a realização das Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM). Vários colégios públicos já estão aderidos. Porém, na análise da alta cúpula da entidade, deve-se priorizar um método mais eficaz de seleção de estudantes para fortalecer a representação do país em eventos no exterior. 

“Gostaríamos de aumentar o número de selecionados, porque, justamente com a seleção da OBM, a gente leva esses estudantes para as competições internacionais. Por isso, é muito importante que nós fortalecemos nossas Olimpíadas. Hoje existem muitas iniciativas regionais, o próprio secretário Renan Ferreirinha está engajado na Olimpíada Carioca de Matemática  e sabemos que a SBM pode fazer muito mais pela educação básica de matemática nas escolas. Esse olhar para a formação dos nossos profissionais e o fortalecimento das nossas Olimpíadas foram as principais metas dessa viagem”, resumiu a Vice-Presidente. 

Para finalizar os compromissos no Rio de Janeiro, os membros da SBM se encontraram com Artur Ávila, brasileiro que recebeu a Medalha Fields em 2014.