Matemático Eduardo Teixeira recebe título de cidadão cearense

Pesquisador foi agraciado em solenidade na Assembleia Legislativa

Na última quarta-feira (15), o pesquisador Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira recebeu o título de cidadão cearense em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O título é uma homenagem a pessoas que contribuem para o desenvolvimento do estado e foi entregue em reconhecimento ao trabalho de Teixeira na área da matemática.

A honraria foi concedida no dia seguinte à data em que se comemora o Dia Internacional da Matemática (14/3), que também é o Dia Internacional do Pi (π), e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) esteve representada por sua Vice-Presidente, Jaqueline Mesquita.

Eduardo Teixeira é professor na University of Central Florida, nos Estados Unidos, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de ser afiliado da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e ter conquistado os prêmios MCA (2013) e Ramanujan (2017). O pesquisador possui ampla experiência na área de teoria de regularidade para equações diferenciais parciais e problemas de fronteiras livres.

Teixeira destacou a importância do título de cidadão cearense e agradeceu a homenagem. “Fiquei imensamente feliz e muito orgulhoso com a iniciativa da Assembleia Legislativa do estado do Ceará em me outorgar o título honorário de cidadão cearense. Aproveito para reiterar meu contínuo compromisso com o avanço da matemática brasileira, sobretudo na região nordeste e em particular no Ceará. Espero que o exemplo da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará possa motivar outras casas legislativas a reconhecer matemáticos igualmente dedicados que têm prestado relevantes serviços para o desenvolvimento das unidades federativas que os acolheram”, comentou.

A Vice-Presidente da SBM ofereceu suas congratulações ao colega. “O Professor Eduardo Teixeira é um grande exemplo e inspiração para todos no país e um grande colaborador da Sociedade Brasileira de Matemática em todas as suas ações. O legado deixado por ele no Brasil é impressionante, com jovens pesquisadores que foram guiados por ele e que hoje atuam em diferentes instituições do país com uma grande energia e potencial”, afirmou.

Eduardo Teixeira vislumbrou avanços que podem ser consequência da honraria que recebeu. “Títulos desta ordem raramente são concedidos a matemáticos. Espero que a visibilidade que venho recebendo devido a essa distinção contribua amplificando minhas ações educacionais, eventualmente atraindo ainda mais alunos — sobretudo aqueles oriundos de classes sociais menos privilegiadas— para estudarem matemática em nível avançado, oferecendo assim várias oportunidades de crescimento pessoal e profissional para eles”, projetou.

Ele também ressaltou a importância da matemática para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como para a solução de problemas cotidianos. “Hoje em dia, em uma sociedade completamente transformada pela tecnologia, a formação matemática é ainda mais imprescindível para o mercado de trabalho. Acredito que o conhecimento matemático deverá se tornar um dos principais ativos da humanidade. Portanto, julgo absolutamente fundamental a sociedade reconhecer e valorizar os pesquisadores e educadores da área de matemática”, pontuou.

Jaqueline também fez questão de salientar a importância da visibilidade trazida pelo título de Eduardo. “Representar a SBM na entrega desta é motivo de grande orgulho. Sabemos o papel importante que a educação básica em matemática tem na formação das pessoas, e um dos papéis cruciais que temos hoje em nosso país é o aperfeiçoamento e a formação continuada de nossos professores da educação básica de matemática”, reforçou.