ABC divulga novos membros eleitos

Duas pesquisadoras e um pesquisador da área de Matemática foram escolhidos

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou, no último dia 1º, uma Assembleia Geral Ordinária na qual divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. Na área de Matemática, duas mulheres foram eleitas como membros titulares e um homem como membro afiliado.

A ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no país. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país.

Os membros titulares são compostos por cientistas radicados no Brasil há mais de 10 anos, com destacada atuação científica. Os afiliados, por sua vez, são jovens pesquisadores de excelência – com até 40 anos – que fazem parte dos quadros da ABC por um período de cinco anos não renováveis.  Os membros titulares elegem até cinco membros afiliados por ano para cada uma das regionais da Academia.

Para Pedro Peixoto, pesquisador do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) eleito membro afiliado, a indicação é uma forma de reconhecimento da importância da matemática. “Sou matemático de formação e trabalho com modelagem matemática de aplicações bem distintas, incluindo problemas meteorológicos, oceanográficos, geofísicos, biológicos, epidemiológicos e correlatos. A indicação para a ABC e o reconhecimento da minha pesquisa vêm como uma forma de reafirmação da importância da matemática e da interdisciplinaridade para a ciência”, afirmou.

Peixoto acredita que a Matemática é a ciência primordial para encarar questões em voga no planeta. “A matemática é a base para a solução de problemas complexos atuais, de mudanças climáticas a pandemias, mas é preciso trabalhar de forma colaborativa. A ABC é um excelente espaço de diálogo entre as áreas, e a indicação à ABC traz a possibilidade de difundir a matemática aplicada e de estabelecer importantes conexões para avançarmos no entendimento e resolução de problemas relevantes para a sociedade”, vislumbrou.

A pesquisadora Celina Figueiredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi uma das mulheres eleitas como membro titular. Ela faz parte da Comissão de Gênero e Diversidade da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

“Considero um reconhecimento, uma honra chegar na ABC junto com Carolina Araújo e com Denise Pires de Carvalho, sob a liderança da presidente Helena Nader. Através da Academia, irei intensificar a minha atuação como membro da Comissão de Gênero e Diversidade SBM/SBMAC, do Grupo de Apoio à Mulher COPPE, e como membro do corpo editorial da Matemática Contemporânea na SBM e da SBMAC Springer Briefs”, disse.

É importante salientar que na ABC não existe autocandidatura. Nenhuma pessoa ou instituição pode candidatar-se a membro da Academia. Os candidatos a membros colaboradores e membros institucionais são de indicação exclusiva dos membros da Diretoria. Os candidatos a membros titulares e correspondentes são de indicação exclusiva dos membros titulares. E os candidatos a membros afiliados são de indicação exclusiva dos membros titulares da mesma região geográfica do candidato.

Quem também foi eleita membro titular foi a pesquisadora Carolina Araujo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). “Fico muito feliz com este reconhecimento do meu trabalho pela comunidade científica e muito honrada de estar ao lado de grandes cientistas do Brasil, de todas as áreas do conhecimento”, celebrou. 

Agora, para ela, a expectativa é contribuir ainda mais para o cenário científico no Brasil. “Espero poder dar a minha contribuição para o desenvolvimento da ciência brasileira. Em particular, pretendo seguir trabalhando pela diversidade e inclusão na ciência, com a certeza de que a partir deste lugar de grande prestígio novos projetos serão possíveis”, completou Carolina.