Pós-graduação em Matemática na pandemia: os efeitos sofridos pelos pesquisadores

Survey elaborado pela SBM busca averiguar os impactos da pandemia

A Sociedade Brasileira de Matemática formou um grupo de trabalho para estudar os efeitos da pandemia nos programas de pós-graduação em Matemática no país. O objetivo é obter dados que possam ser analisados para propor políticas públicas e científicas para melhorar o cenário e amenizar as consequências da pandemia na formação dos estudantes.

O grupo, que contempla membros de várias áreas, incluindo a participação de um psicólogo, trabalhou intensamente por vários meses e preparou um survey para ser distribuído entre os programas de pós-graduação de Matemática do Brasil. A preparação do survey seguiu regras e protocolos profissionais e ele foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Brasília (UnB).

Durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a SBM foi responsável por realizar uma mesa-redonda que debateu “Os impactos da pandemia na saúde mental nos programas de pós-graduação”. O encontro foi moderado pelo Presidente da Sociedade, Paolo Piccione (USP), e contou com a participação da Vice-Presidente, Jaqueline Godoy Mesquita (UnB), do acadêmico Carlos Alexandre Netto (UFRGS) e dos pesquisadores Alessandro de Oliveira Gouveia Freire (IDP), Miriam da Silva Pereira (UFPB) e Walcy Santos (UFRJ).  

Na ocasião, foi concluído que o período da pós-graduação é naturalmente difícil para os alunos. É uma jornada extremamente desafiadora, que marca uma transição pessoal do estudante para se tornar um profissional. Além disso, é um momento de muitas incertezas quanto ao fazer científico – e conviver com a incerteza não é nada fácil. Durante a pandemia, com o distanciamento social e com muitos pesquisadores afastados de seus laboratórios, o sentimento de solidão acabou tornando-se universal, o que fez com que os índices de evasão no curso fossem altos. A falta de contato com os colegas em sala de aula, algo que fazia a diferença na hora de solucionar problemas, foi um agravante.  

Foi salientada a importância de que as ações não sejam limitadas a um grupo de pesquisa. É necessária a promoção de ações locais, adequadas às demandas de cada grupo, assim como a integração com outras universidades e programas de pós-graduação. A mobilização se dá pela importância de que os alunos de pós-graduação saibam que não estão sozinhos. 

A coleta de dados é realizada de forma completamente anônima e possui importância fundamental para obter uma análise robusta e precisa da situação, que permitirá a implementação de ações efetivas para a melhoria do cenário. O survey pode ser acessado através do formulário.