Matemática brasileira é eleita membra titular da Academia Mundial de Ciências

Helena Lopes foi a única brasileira da área de matemática a ser escolhida como membro em 2023

A Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), durante sua Assembleia Geral nesta segunda-feira (21), elegeu 50 novos membros. A professora brasileira Helena Judith Nussenzveig Lopes, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está entre as 20 mulheres e os oito brasileiros eleitos, sendo a única brasileira da área de matemática a ser condecorada com a vaga para o ano de 2023.

“É uma honra fazer parte desse grupo e é muito gratificante ter o trabalho reconhecido. Embora não tenha claro que mereça esta distinção, pretendo me empenhar para fazer jus a ela, tanto através da minha pesquisa quanto da promoção da atividade científica nos países em desenvolvimento. A TWAS está admitindo 50 novos membros em 2023, dos quais 40% são mulheres, algo que confere um grande destaque à atividade científica feminina. Trata-se de um acontecimento oportuno e que representa um real avanço no famoso problema do ‘Gender Gap in STEM’. Entre outras consequências, fornece mais ‘role models’, incentivando jovens mulheres a seguir carreira em Ciência”, afirmou Helena.

Doutora em matemática pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Helena realizou estágios de docência e pesquisa nas Universidades de Kentucky, Indiana, Penn State e na Universidade da Califórnia, Riverside. Foi professora visitante distinguida na Universidade de Brown, todas nos Estados Unidos. Também foi docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 1992 a 2012 e é professora titular do Departamento de Matemática da UFRJ desde 2012.

Helena sempre esteve na vanguarda de pesquisa na Análise Matemática, e mais especificamente na teoria de modelos para o fluxo de fluidos incompressíveis em ou perto de regimes turbulentos. Ela é membra da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da American Mathematical Society (AMS) e da Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM).

Helena foi admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador, e palestrante convidada no Congresso Internacional de Matemáticos de 2018. Também recebeu o Prêmio TWAS em Matemática por sua contribuição para a análise matemática rigorosa de modelos de fluxo de fluido incompressível em ou próximo a regimes turbulentos.

Segundo ela, o Brasil está muito bem representado na TWAS. “Em particular, dos 50 novos membros, cabe notar que 8 são brasileiros, consistindo no segundo maior grupo por nacionalidade, suplantado apenas pelos 9 chineses eleitos. Isto evidencia a resiliência da atividade científica no Brasil. Vale notar que o governo chinês investe de modo substancial e promove entusiasticamente a ciência na China, mas, nos anos recentes, não se pode dizer o mesmo em relação ao Brasil. Espero que o resultado expressivo alcançado nesta eleição para a TWAS sirva de incentivo para fortalecer o investimento em Ciência no Brasil e para encorajar jovens talentos a dirigir-se à atividade científica”, finalizou a pesquisadora.

A Sociedade Brasileira de Matemática congratula a Profa. Helena Lopes por mais essa conquista.