Cerimônia condecora vencedor do Prêmio Gutierrez 2022

Premiação é concedida pela SBM e pelo ICMC para a melhor tese de doutorado

Foi realizada no último dia 26 de setembro a cerimônia de entrega do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon de 2022. A celebração, sediada no Auditório Prof. Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, premiou a tese “Sístoles e superfícies mínimas em 3-variedades com bordo”, de autoria de Eduardo Rosinato Longa sob orientação do professor Paolo Piccione (IME-USP).

Presidente da SBM, o professor Paolo Piccione participou da cerimônia de entrega do Prêmio

O Prêmio Gutierrez é concedido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo ICMC para a melhor tese de doutorado em matemática no Brasil. Neste trabalho, o autor explorou como as curvaturas de uma variedade de dimensão 3 com bordo afetam a topologia e a geometria de duas classes de superfícies compactas: as capilares mínimas de índice um e aquelas que são topologicamente não triviais.

“Eu fiquei muito feliz com o prêmio, é um reconhecimento muito importante para jovens pesquisadores. Minha sensação ao receber a notícia foi de não acreditar. A princípio, eu tinha inscrito a minha tese por desencargo de consciência, para ver se acontecia alguma coisa. Quando me perguntam se eu realmente ganhei e percebo que sim, eu consegui, chego a me perguntar se isso é verdade ou não”, comemorou Eduardo.

Ele também afirmou que conquistar o Prêmio faz com que os jovens pesquisadores percebam que o trabalho duro vale a pena. “Todo esforço é um estímulo também para que essas pessoas continuem na pesquisa. Vale a pena fazer um doutorado e estudar diversas temáticas para ser reconhecido. Isso ajuda a desenvolver a ciência brasileira, que tem sofrido vários cortes de verbas. É um empurrão a mais para continuar a pesquisa e para permanecer acreditando no ensino”, frisou.

Além dele, a tese “Propriedades combinatoriais de grafos e matrizes aleatórias“, de Letícia Dias Mattos sob orientação do professor Robert Morris (IMPA), foi a escolhida para receber Menção Honrosa do Prêmio Gutierrez 2022. O trabalho estuda dois dos principais objetos em combinatória probabilística: matrizes aleatórias e grafos aleatórios.

Sobre o Prêmio Gutierrez

Organizado pela SBM e pelo ICMC-USP, o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é atribuído anualmente à melhor Tese de Doutorado em Matemática em cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Os trabalhos participantes devem ter sido defendidos no Brasil no ano letivo anterior ao ano da premiação.

O Prêmio consiste em certificado e prêmio em dinheiro no valor de R$3 mil para o autor do trabalho vencedor e certificado para o orientador e para o eventual co-orientador. A premiação é realizada em cerimônia oficial do ICMC-USP.

A seleção é feita por uma banca indicada pela Comissão Coordenadora do Prêmio Gutierrez, formada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, um orientador do programa e um membro indicado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Mais informações sobre a premiação estão disponíveis na página do Prêmio Gutierrez no site do ICMC-USP.