SBM promove o VI Colóquio de Matemática da Região Norte

Evento organizado pelo Instituto Federal de Roraima será realizado em formato virtual

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) promoverá, entre os dias 17 e 21 de outubro, o VI Colóquio de Matemática da Região Norte. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR – Campus Boa Vista), contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de pôsteres, sessões técnicas e relatos de experiências. O Colóquio contará também com o Desafio Virtual de Matemática e o 2º Desafio Brasileiro de Matemática – tudo isso em formato remoto.

Os Colóquios são eventos promovidos pela SBM que visam disseminar a matemática em todo o Brasil através de todas as suas vertentes: pesquisa, ensino, aplicações e divulgação. Realizada em todas as cinco grandes regiões do país, a iniciativa tem como público estudantes de todos os níveis, além de professores e pesquisadores de matemática e áreas comuns.

Pela primeira vez, o Colóquio da Região Norte está sendo organizado pelo IFRR. Para o

Coordenador do curso de Matemática do Instituto e Presidente da Comissão Organizadora do evento, Joerk Oliveira, a realização do Colóquio é de grande importância para o local. “Este evento vem para colaborar com o fortalecimento da matemática na região, incentivando os participantes a compartilharem suas produções, pesquisas e experiências. Além disso, o evento contribui na integração das instituições de ensino da região”, afirma.

Até o próximo dia 18 de setembro, estará aberto o período de submissão de pôsteres. Para submeter, acessar o site do evento. A expectativa é de que, entre conferencistas, palestrantes, estudantes, professores e pesquisadores, o evento tenha cerca de 500 participantes. As inscrições para o evento serão abertas no dia 3 de outubro.

“Nesta sexta versão do Colóquio, esperamos alcançar e engajar um grande número de pessoas. Apesar de o evento ser remoto, queremos que ele motive os participantes a se reconectarem através da matemática como antes da pandemia. Para isso, iremos entregar ao público uma oportunidade de viver uma experiência que integre a matemática em diversas interfaces, indo desde atividades que a envolvam de forma pura e aplicada até uma matemática mais voltada para o ensino e aprendizagem. Por isso, uma programação tão recheada de atrativos”, completa Joerk..

Além da SBM e do IFRR, apoiam o evento a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (UERR). Mais informações sobre novas submissões, inscrições e detalhes da programação estão disponíveis no site oficial do Colóquio. Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail eventos.matematica@ifrr.edu.br.