União Internacional de Matemática lança livro sobre sua história

Obra de Norbert Schappacher pode ser acessada de forma gratuita

A União Internacional de Matemática (IMU) lançou o livro “Framing Global Mathematics: The International Mathematical Union between Theorems and Politics”, que conta, com uma visão abrangente e emocionante, a história da organização. A produção analisa de forma ampla o contexto histórico da matemática atual e o seu lugar na cultura do mundo.

A obra trata das relações internacionais na matemática desde a década de 1920. Seu foco é nas instituições e organizações que foram criadas com o objetivo de agrupar a dimensão internacional da investigação científica na matemática. O livro destaca toda a trajetória da IMU, explicando os contextos históricos em que ela esteve inserida desde a sua criação e a influência e importância que exerce até os dias de hoje – tudo isso destacando não apenas a sua história, mas também a sua pré-história, sendo o manuscrito organizado de acordo com três períodos históricos diferentes.

O livro foi escrito por Norbert Schappacher, matemático alemão que tem como foco de suas pesquisas a teoria dos números, a geometria aritmética e a história da matemática. Professor da Universidade de Estrasburgo desde 1991, ele tem passagens por diversas instituições acadêmicas, incluindo o Instituto Isaac Newton. Já fez pesquisas sobre a história da matemática na Alemanha durante a era do nacional-socialismo, foi membro correspondente da Academia de Ciências de Göttingen e é, desde 2008, membro do Comitê Euler da Academia Suíça de Ciências.

O projeto é patrocinado pela Fundação Klaus Tschira e tem como origem um pedido recente da IMU. Fundada em 1920, a União, que é composta por mais de 80 países, completou 100 anos de existência há dois anos. Por este motivo, em 2019 foi solicitada a produção de um livro que contasse toda a trajetória percorrida pela associação e seus integrantes.

Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o professor Paolo Piccione foi reeleito recentemente como um dos membros do Comitê Executivo da IMU. Segundo ele, o Brasil desempenha um papel importante como país que, sob muitos aspectos, ainda está desenvolvendo seu potencial científico, mas que mesmo assim já ocupa posições de destaque na matemática mundial. Como membro do Comitê Executivo da IMU, Paolo participou do grupo de leitura e revisão do texto durante sua redação. 

“É um modelo para os países em desenvolvimento, o que pode inspirar comunidades matemáticas de outros países. Pesquisadores brasileiros no Comitê Executivo da IMU trazem uma perspectiva latino-americana para a definição de políticas científicas globais, pois possuem habilidades específicas na avaliação da pesquisa desenvolvida em outros países da América Latina, por exemplo”, explica.

Paolo ainda comenta sobre o recente protagonismo dos matemáticos brasileiros na IMU e explica que o professor Jacob Palis, primeiro presidente sul-americano da União, teve um papel importante na história moderna da organização.

“Jacob colocou o Brasil numa posição de prestígio internacional, o que levou à organização do ICM 2018 no Rio de Janeiro, depois da primeira, e única até o momento, Medalha Fields Brasileira, conquistada por Artur Avila, em Seul, no ano de 2014”, completa.

O livro está sendo distribuído de forma gratuita e pode ser baixado diretamente do site da Springer, responsável pela publicação e divulgação da obra.