Índice de impacto da BBMS aumenta mais uma vez

Revista é um dos mais importantes periódicos da ciência brasileira

Principal publicação de pesquisa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Bulletin of the Brazilian Mathematical Society (BBMS), publicado pela Springer, é a revista científica brasileira mais importante na área da matemática. Mais uma vez, o BBMS recebeu aumento no seu índice de impacto.

O Boletim tem como Editor-Chefe o professor Marcelo Viana, Diretor-Geral do IMPA e responsável pelas decisões editoriais e científicas da publicação.

Indexado pelo ISI (The Institute for Science Information), a periodicidade do BBMS é de quatro números por ano, com cerca de 180 páginas em cada edição. A fim de facilitar sua circulação em todo o mundo, os manuscritos devem ser submetidos em inglês ou francês.

O fator de impacto (IF) é frequentemente utilizado como indicador da importância de um periódico para sua área. É uma medida que reflete o número médio de citações de artigos publicados em periódicos. O IF é comumente usado para avaliar a importância relativa de um periódico dentro de seu campo e para medir a frequência com que o “artigo médio” de um periódico foi citado em um determinado período de tempo. O fator de impacto pode ser calculado após completar o mínimo de 3 anos de publicação. O periódico com maior IF é aquele que publicou os artigos mais citados em um período de 2 anos. O IF aplica-se apenas a periódicos, não a artigos individuais ou a cientistas individuais.

De 2017 para cá, o índice da BBMS vem tendo uma crescente acentuada, com o fator de impacto dos últimos cinco anos marcando uma média de 0.869. De 2019 para 2020, o índice saiu da casa dos 0.500 e ultrapassou a barreira dos 1.000, chegando em 2021 na marca de 1.246, com 527 citações ao total e a posição 107 de 332 no ranking de categoria matemática.

O Bulletin é publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática e distribuído pela Springer Verlag, e conta com um Comitê Editorial de alto nível que inclui dois medalhistas Fields. A revista é de grande aceitação na comunidade matemática internacional.

“Um cientista escolhe a revista onde publicar seus resultados em função da qualidade da revista. Revistas melhores atraem artigos melhores, de autores mais conceituados. O IF é um dos parâmetros que podem influenciar a escolha de uma revista. Assim, com o aumento do IF do Bulletin, nosso periódico vai atrair artigos melhores, o que vai dar maior visibilidade à matemática brasileira”, comemora Paolo Piccione, Presidente da SBM.

Para ter acesso a todas as informações sobre a revista, como a submissão de artigos para publicação, acesse o site oficial da BBMS. Caso queira conferir os números anteriores do periódico, basta acessar o site da Springer.