SBM participa da 74ª Reunião Anual da SBPC

Sociedade esteve representada com a realização de um painel e uma live

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 24 e 30 de julho, contou com a participação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O evento, com tema “Ciência, independência e soberania nacional”, elaborou uma programação composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos, sessões de pôsteres e outras atividades, como a SBPC Cultural, a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.

Presidente da Sociedade, Paolo Piccione foi o responsável por coordenar e mediar uma live realizada no dia 26, transmitida no canal da SBM no YouTube, que abordou os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes de pós-graduação, com foco nos programas de pós-graduação em matemática. Dentre os participantes, estavam Walcy Santos, membra da Diretoria da SBM, e Jaqueline Mesquita, Vice-Presidente da Sociedade. 

Durante a live, foi mencionado sobre a importante pesquisa que a Sociedade Brasileira de Matemática está liderando, a qual possui o objetivo de entender os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes de pós-graduação na área de matemática, para assim poder construir políticas públicas em conjunto com os PPGs na área de matemática que visem uma melhoria de cenário. Este grupo de trabalho é formado por pesquisadores de diferentes formações, desde matemáticos a cientistas políticos e psicólogos.  

A mesa na Reunião da SBPC contou também com a participação do cientista político Alessandro Freire (IDP), que faz parte deste grupo de trabalho da SBM nesta pesquisa e teve um papel protagonista na elaboração do survey para a coleta de dados. Ele explicou em sua fala como se deu a construção técnica do survey e também mencionou que este agora está sendo avaliado pelo Comitê de Ética para ser encaminhado aos Programas de Pós-Graduação em Matemática para ser feita a coleta de dados. 

Jaqueline Mesquita também enfatizou que esta pesquisa realizada pela SBM é dividida em duas partes, sendo a primeira destinada à coleta de dados por meio do survey, enquanto que a segunda se destina à coleta de dados dos próprios Programas de Pós-Graduação em Matemática. Após a coleta de todos os dados, será feita uma análise estatística, e depois, esses dados serão divulgados para a comunidade matemática brasileira para que se possa construir políticas públicas em prol do ensino da matemática. 

O painel também contou com a presença do professor Carlos Netto (UFRGS), que esteve à frente da Covid-19 e liderou pesquisas sobre o tema. A fala dele trouxe dados importantes para uma importante reflexão do impacto da pandemia em diferentes aspectos, bem como sobre formas de lidar com o período pós-pandemia. A mesa ainda teve a participação da professora Miriam da Silva Pereira (UFPB), que é a atual coordenadora de Graduação em Matemática da instituição. Ela relatou sobre como a  pandemia afetou o ingresso dos estudantes na Pós-Graduação em Matemática, e também sobre a falta de perspectiva dos estudantes de graduação em seguirem carreira acadêmica. 

A mesa, dentro da Programação da Reunião Anual da SBPC, promoveu um debate muito importante sobre os impactos da pandemia e foi uma oportunidade de divulgar o trabalho que está sendo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Matemática. 

A vice-presidente da SBM ainda participou como coordenadora de um outro painel do evento, que teve como tema os desafios e perspectivas dos jovens cientistas atuando no Brasil nos próximos anos. Na atividade, foram discutidos os desafios e os principais dilemas enfrentados pelos jovens cientistas no Brasil atualmente diante da escassez de recursos, bem como o impacto deste cenário na evasão de muitos pesquisadores altamente qualificados em busca de melhores alternativas. O debate se deu pela configuração de um cenário bastante preocupante para a ciência brasileira, uma vez que é de suma importância que sejam oferecidas condições a esses cientistas para garantirem sua permanência no Brasil, de modo que possam trabalhar para o desenvolvimento do país. Além disso, também foram debatidas outras questões importantes, como formação, pesquisa, atuação profissional, planejamento, perspectivas e a situação do Brasil dentro deste cenário.

Realizada pela SBPC em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Reunião foi feita em formato híbrido, com as atividades presenciais sendo realizadas nos quatro campi da UnB – Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Organizadas desde 1949 de forma ininterrupta, as Reuniões Anuais da SBPC sempre contam com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, incluindo a SBM. Os objetivos principais são os de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.