De forma inédita, Brasil conquista dois ouros na IMO

Delegação brasileira também obteve uma prata, dois bronzes e uma menção honrosa

A 63ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) foi marcada por um feito inédito para a delegação brasileira. Pela primeira vez, os estudantes do Brasil conquistaram duas medalhas de ouro numa mesma edição da IMO. A Olimpíada foi realizada em Oslo, na Noruega, entre os dias 6 e 16 de julho, e a equipe nacional também foi premiada com uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

Após dois anos de competições virtuais devido à pandemia de Covid-19, a IMO voltou a ser realizada em formato presencial. Principal evento do calendário internacional, a Olimpíada contou com a participação de 589 estudantes, de 104 países. A delegação brasileira foi liderada pelos professores Régis Prado Barbosa e Rafael Miyazaki – ambos de São Paulo – e contou com seis estudantes ao todo. 

As medalhas de ouro foram obtidas por Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP), e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG). A medalha de prata foi conquistada por Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ). Os estudantes Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO) e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP), obtiveram medalhas de bronze. João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE), ficou com a menção honrosa. Sendo assim, todos os brasileiros foram premiados de alguma forma.

Para chegar até lá, os estudantes foram selecionados a partir da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Os estudantes foram premiados no nível 3 da competição para chegar até a Noruega. Além dos resultados na OBM, também foi considerado o desempenho obtido nas três provas de seleção que foram aplicadas nos meses de abril e maio deste ano. 

Divididas em dois dias, as provas da IMO possuíam três problemas diários para serem resolvidos em 4 horas e 30 minutos. Com o resultado obtido, o Brasil volta da Noruega ocupando a 19ª posição no ranking geral por países, com 173 pontos. A equipe da China foi a melhor colocada, com 252 pontos (máximo possível), seguida pelas equipes da Coreia, com 208, e dos Estados Unidos, com 207.

Para o professor Régis, líder da equipe, o resultado deste ano demonstra o bom trabalho que vem sendo realizado na preparação dos estudantes que representam o Brasil.

“Estamos muito felizes com os resultados dos nossos alunos. É a primeira vez que temos duas medalhas de ouro numa mesma edição da IMO e penso que isso demonstra a solidez dos nossos treinamentos. O foco final que a equipe teve no último treinamento realizado em São Paulo, além de todo o trabalho que todos os professores do Brasil e da comissão nacional de olimpíadas vêm desenvolvendo fica demonstrado nos bons resultados que estamos atingindo. Conquistar duas medalhas numa IMO é um resultado realmente marcante para o Brasil e que deixa todo mundo animado para continuar fazendo um bom trabalho nos próximos anos”, comemorou.

Um dos medalhistas de ouro, o estudante Olavo Paschoal Longo celebrou a conquista. “Esse resultado marca o fim de uma jornada de muita dedicação e alegria dentro da Olimpíada de Matemática. Fico feliz de poder encerrá-la da melhor maneira possível. A medalha de ouro é fruto do trabalho de muitas pessoas que me ensinaram ao longo do caminho, em especial o professor Régis Prado Barbosa, que me apresentou o mundo da Matemática. Acredito que a minha experiência em olimpíada poderá ser um diferencial na minha carreira”, afirmou.

O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, também celebrou o resultado. “A Olimpíada Brasileira de Matemática, que promove a participação do Brasil na IMO, e os nossos representantes na IMO 2022, estão de parabéns por este excelente resultado. É a demonstração da força e do talento matemático entre os nossos jovens”.

Histórico do Brasil na IMO

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais antiga, maior e mais prestigiosa de todas as olimpíadas científicas do mundo. Realizada desde 1959, a competição envolve a participação de jovens estudantes do ensino médio de mais de 100 países. 

Desde a primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil, em 1981, as equipes brasileiras conquistaram 152 medalhas, sendo 13 de ouro, 53 de prata e 86 de bronze, além de 35 menções honrosas. É o país latino-americano com o melhor retrospecto na história da competição.

Semana Olímpica 2022

Desde o último domingo (17), está sendo realizada a 25ª edição da Semana Olímpica. Organizado anualmente desde 1998, o evento é uma atividade que envolve os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática. Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros estudantes em atividades recreativas. 

É um momento de celebrar, mas também de proporcionar um treinamento intensivo aos jovens matemáticos com professores de diversas partes do país. Neste ano, o evento está sendo realizado em Recife (PE). Participam desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários. A Vice-Presidente da SBM, Jaqueline Mesquita, é a representante da Sociedade no evento.

O encerramento está programado para este final de semana, no dia 23, quando será realizada a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do Torneio Meninas na Matemática (TM²). Esta, inclusive, é a primeira vez que o evento conta com a presença das meninas premiadas no TM², competição que incentiva o crescimento feminino nas Olimpíadas de Matemática do Brasil e do mundo.

A Semana Olímpica é realizada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do INCT-MAT e patrocínio da Fintech de soluções financeiras Stone.

Assessoria de Comunicação da SBM, com informações da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), Brazilian Times e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)