Discussões sobre igualdade de gênero marcam segundo dia da Bienal de Matemática

Mesa redonda aborda desafios e soluções para mulheres da área

Seis mulheres. Seis histórias de vida e trajetórias profissionais diferentes, mas com um ponto em comum: as angústias sofridas e os desafios existentes no dia-a-dia e na carreira pelo simples fato de ser mulher. Representando as cientistas brasileiras, em especial as da área de Matemática, as professoras Maité Kulesza (UFRPE), Maria Cristina Santos (UNEB), Juliana Canella (UFPA), Jaqueline Mesquita (UnB) e Miriam Pereira (UFPB), mediadas pela professora Yuriko Baldin (UFSCar), formaram a mesa redonda “Mulheres na matemática: trajetórias, desafios e soluções”, atração da manhã desta terça-feira (21) na X Bienal de Matemática da SBM, realizada no câmpus de Belém da UFPA.

A proposta da atividade foi reunir as pesquisadoras, referências nacionais na área da Matemática, para compartilharem com o público suas experiências na vida acadêmica, as lutas diárias pela igualdade de gênero no apoio à pesquisa brasileira e os encontros, eventos e ações das quais têm participado nessa direção.

“Para dar reconhecimento a esse papel das mulheres, que, em seu devido tempo, sempre enfrentaram desafios distintos, as conquistas e suas trajetória, é muito importante essa mesa, e nós temos hoje o privilégio de contar com a geração do século XXI, de jovens pesquisadoras, que nos brindam com suas histórias e narrativas de seus desafios”, introduziu Yuriko.

Todas as convidadas da mesa dividiram suas vivências, visões e anseios – cada uma apoiada em suas próprias trajetórias, mas convergindo na problemática da necessidade de combater as desigualdades de gênero no Brasil e particularmente na ciência.

Confira algumas declarações das palestrantes:

A íntegra da mesa redonda “Mulheres na matemática: trajetórias, desafios e soluções” já está disponível no canal da SBM no YouTube.

Atividades da Bienal seguem até a próxima sexta-feira

As atividades da X Bienal de Matemática vão até a próxima sexta-feira (24), com outras mesas redondas, minicursos, oficinas, atividades de comunicação oral, apresentações de pôsteres, exposições e apresentações culturais. Além disso, o evento conta com oito palestras plenárias com matemáticos de destaque no cenário brasileiro e internacional.

A X Bienal de Matemática está sendo transmitida ao vivo no canal da SBM no YouTube e a programação completa está disponível no site oficial do evento.