SBM divulga novo vídeo institucional

Produção destaca ações da Sociedade em prol da Matemática no Brasil

Fundada em 1969, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) é uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos. Nestes 53 anos de existência, buscou sempre apoiar, incentivar e fomentar a pesquisa e o conhecimento sobre a Matemática por todas as partes do país.

Para apresentar à sociedade tudo o que fez e faz pela área da Matemática, a SBM produziu um novo vídeo institucional que resume as atividades da Sociedade.

Assista ao novo institucional da SBM:

Nós não enxergamos a Matemática como algo complexo e nem de difícil acesso. A enxergamos com admiração. É a ciência que responde e soluciona, é o alicerce de diversos grandes feitos, é a ponte entre a ciência e os seus cientistas.

Por aqui, temos como principais finalidades congregar os matemáticos e professores de Matemática do Brasil, estimular a realização e divulgação de pesquisa de alto nível em Matemática, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis, estimular a disseminação de conhecimentos de Matemática na sociedade e incentivar e promover o intercâmbio entre os profissionais de Matemática do Brasil e do exterior.

Além disso, temos como objetivo zelar pela liberdade de ensino e pesquisa, bem como pelos interesses científicos e profissionais dos matemáticos e professores de Matemática no país, contribuindo para o constante aprimoramento de altos padrões de trabalho e formação científica em Matemática no Brasil e oferecendo assessoria e colaboração, na área de Matemática, visando o desenvolvimento nacional.

Estamos sediados na cidade do Rio de Janeiro, no prédio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em nossas salas, guardamos incontáveis relíquias da nossa querida área de conhecimento. São indagações, pesquisas, descobertas, publicações e obras que se tornaram referência, como a coleção “Professor de Matemática”, que orienta alunos e professores através da mesma genialidade de outra centena de livros que se tornaram best-sellers e referências.

Na SBM, temos um dos treinamentos mais importantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma das mais relevantes competições da área no país. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), projeto nacional que estimula o estudo da matéria e identifica talentos na área, conta com nosso apoio direto.

Criamos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), a Comissão de Gênero e Diversidade, que busca propor iniciativas que diminuam as diferenças de gênero e raça. Também temos o olhar voltado para o público feminino desde cedo, com suporte para o Torneio Meninas na Matemática (TM²).

Uma outra iniciativa de sucesso é o PROFMAT, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Ele é voltado aos professores da educação básica, especialmente de escolas públicas, e que busquem aprimoramento profissional. A iniciativa é um completo sucesso, e já conta com 6300 titulados espalhados em diversos campi do país.

Com 82 instituições associadas em mais de 100 cidades, organizamos e apoiamos uma série de eventos. Desde 2002, em anos pares, ocorre a Bienal de Matemática. Além disso, realizamos Colóquios regionalizados, passando por todas as cinco grandes regiões do país. São projetos e eventos essenciais não só para a disseminação da Matemática, mas também para o aumento da troca de conhecimento, extensão de conexões e criação de novas oportunidades para os nossos pesquisadores.

Conexões essas que, atualmente, já perpassam a barreira nacional. Através das joint meetings, pesquisadores brasileiros e do exterior realizam trabalhos em colaboração que permitem um conhecimento ainda mais amplo sobre os mais diferentes temas.

Nós honramos o talento e esforço dos nossos pesquisadores não apenas com incentivos e apoios, mas também com premiações. Temos o Prêmio SBM, voltado para o melhor artigo de pesquisa publicado recentemente por jovem pesquisador brasileiro; o Prêmio Elon Lages Lima, que promove e estimula a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações; e também o Prêmio Gutierrez, responsável por reconhecer a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida em nosso país.

Tal qual a proporção áurea, estamos por toda parte. As possibilidades para nós, ao lado da Matemática, são infinitas.

Ajude a SBM

A Sociedade Brasileira de Matemática agora conta com um mecanismo para os apoiadores ajudarem nas atividades e na sobrevivência da organização. Você pode doar qualquer valor através do endereço https://doacoes.sbm.org.br/ e dar suporte à SBM em seus diversos projetos.

Este suporte contribui diretamente para que o Brasil permaneça no grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU), garantindo voz nas decisões mundiais e dando maior prestígio e reconhecimento aos nossos pesquisadores. A IMU organiza o maior congresso de matemática do mundo (ICM), realiza atividades globais no Dia Internacional da Matemática e é responsável pela medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da área da Matemática.

Além disso, estando no grupo 5, o Brasil é agraciado com mais bolsas no ICM. Para o evento de 2022, o país foi contemplado com mais de 100 bolsas, dentre as 1000 disponíveis para o mundo inteiro.

Fortalecer a SBM também é permitir que ela promova mais ações eficientes em nível nacional para melhorar a formação em matemática no ensino básico. Essa é uma das principais missões da entidade.

O financiamento também fomenta a Sociedade a participar como membro constituinte da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA) e continuar apoiando o Torneio Meninas na Matemática, uma competição dirigida às alunas do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Faça sua doação e fortaleça a comunidade matemática no Brasil e no mundo!