SBM promove a 5ª edição do Colóquio de Matemática da Região Sul

Evento será gratuito e 100% online

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizará o V Colóquio de Matemática da Região Sul. O evento será promovido em formato online entre os dias 1º e 5 de agosto.

Coordenadora do evento, a professora Valéria Neves Domingos Cavalcanti (UEM) conta que a expectativa é a mais alta possível. Segundo ela, os colóquios são uma oportunidade de mostrar o que está sendo feito na Matemática nas regiões do Brasil.

Valéria explica que, graças à excelência e tradição do evento, ele atinge não apenas as pessoas do sul, mas também de muitas outras áreas do país. “Este evento é uma oportunidade ímpar para nos comunicarmos internamente com instituições de ensino da região sul e também projetar nosso conhecimento e relacionamento com o pessoas de todo o país, já que o público que prestigia o Colóquio é muito mais amplo do que o que está dentro da própria região”, comenta.

A coordenadora do Colóquio também conta que o evento não é voltado apenas para as pessoas que já estão inseridas dentro do ambiente acadêmico, mas também estudantes do ensino médio que possam se interessar pela área.

“Nosso objetivo é sempre a Matemática. O que nos move é o amor e a paixão por ela. Queremos colocá-la nesse cenário da Academia e fazer com que todos conheçam o trabalho que vem sendo desenvolvido não só na região sul, mas também em todo o cenário nacional. Queremos promover a matéria de modo que ela interaja com as outras áreas do conhecimento e fazer com que as pessoas se interessem por ela, afinal, o Colóquio também é voltado para os estudantes do ensino médio”, finaliza.

Programação

Para esta edição, o Colóquio contará com diversas atividades. Serão ofertadas palestras, exposições, mesas redondas, minicursos e também sessões de pôsteres. A programação preencherá tanto o horário da manhã quanto o da tarde, com várias opções aos que desejarem participar ao longo dos cinco dias de evento.

Os minicursos, inclusive, estão com submissões abertas. Eles serão divididos em três encontros, e, para submeter uma proposta, você pode tanto informar todos os dados diretamente neste formulário como também enviar esse modelo preenchido para o e-mail vcoloquiosul@uem.br. Os interessados devem realizar a submissão até o próximo dia 13 de junho.

Simultaneamente aos minicursos, serão realizadas as sessões temáticas. Cada uma será composta por palestras de 30 minutos, totalizando seis palestras por cada um dos nove eixos temáticos.

Outro atrativo do Colóquio são as três mesas redondas. A primeira ainda terá seu tema definido, mas a mesa II irá tratar sobre Parentalidade e academia, sob mediação da professora Fernanda Stanisçuaski (UFRG). A mesa III, por sua vez, abordará os Desafios da Pós-graduação em Matemática nas Universidades Públicas, com o professor Rodrigo Bissacot (USP) como mediador do debate.

As palestras plenárias serão realizadas com pesquisadores convidados pelos comitês Científico e Organizador. A programação contará com palestras pela manhã e à tarde em todos os dias do evento.

Para as sessões de pôsteres, serão aceitos até 400 trabalhos pelo Comitê Organizador,  divididos pelos cinco dias do evento. Em cada dia, as apresentações serão realizadas em oito sessões paralelas de 10 pôsteres cada. O período de submissão será aberto em breve e divulgado no site e nas redes sociais da SBM e da UEM.

Não há custo de inscrição para participar do evento ou de qualquer atividade inserida nele. Podem participar não só alunos de nível superior, mas também do Ensino Médio.

Mais detalhes sobre o V Colóquio de Matemática da Região Sul estão disponíveis no site oficial do evento, que conta com os detalhes de datas, horários e tudo o que será abordado no encontro.