Celebrando o 12M

Em 2018, durante o evento  World Meeting for Women in Mathematics, (WM)², o  dia 12 de maio foi escolhido como o Dia Internacional das Mulheres na Matemática. A data, dia de nascimento de Maryam Mirzakhani, é uma homenagem a ela que foi a primeira e, até agora, única mulher a ganhar a Medalha Fields, prêmio equivalente a um Nobel da Matemática.

O objetivo dessa data comemorativa é promover um momento de reflexão, trazer discussões relevantes e atuais com o  intuito de diminuir as desigualdades de gênero e raça na academia e incentivar um ambiente de trabalho acolhedor, plural, equitativo e inclusivo para todas as pessoas. Além disso, inspirar meninas e mulheres em todos os lugares do mundo a celebrarem suas conquistas na matemática.

Vale ressaltar que, historicamente, a luta das mulheres e do movimento feminista no Brasil vêm desde os anos 70 e o que vemos hoje é uma continuação desta luta pela comunidade acadêmica, em particular, a comunidade matemática. Os progressos obtidos ainda são incipientes, porém a abertura do diálogo sobre as questões de gênero e diversidade é um importante passo para que essas desigualdades sejam minimizadas. Para que uma mudança real e efetiva aconteça é necessário que a comunidade reconheça as disparidades existentes e, de maneira conjunta, se empenhe para encontrar alternativas para enfrentar tais situações.

Neste ano, a Comissão de Gênero e Diversidade da SBM e da SBMAC e o Comitê de Mulheres da SBMAC se uniram para divulgar, a partir de hoje e durante o mês de maio nas redes sociais da SBM, da SBMAC e do Comitê de Mulheres da SBMAC, algumas das diversas iniciativas que vêm sendo realizadas nos últimos anos a fim de promover mudanças estruturais e sociais nas escolas, universidades e comunidades em que foram implementadas. Dentre as iniciativas, listamos a realização de eventos, as mudanças em editais, a criação de projetos de extensão, de olimpíadas de matemática só para meninas e de redes de apoio, entre outras. Ao final do mês de maio, um documento será produzido com um compilado dessas ações.

Parabenizamos todas as pessoas envolvidas em ações que lutam pela quebra de estereótipos e por uma ciência mais diversa.  Caso você conheça e/ou faça parte de alguma iniciativa, envie informações detalhadas sobre ela, como site, redes sociais, etc., para os e-mails generomat@gmail.com e maio12sbmac@gmail.com, que teremos o maior prazer em divulgá-la. Vocês estão fazendo a diferença na Matemática e na Matemática Aplicada e Computacional brasileira!

Comissão de Gênero e Diversidade da SBM e da SBMAC
Comitê de Mulheres da SBMAC