SBM realiza workshop para vencedoras do TM2

Evento oferecerá 30 vagas a alunas dos ensinos fundamental e médio

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) está organizando um workshop para as vencedoras do Torneio Meninas na Matemática (TM2). O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio e terá uma programação recheada para tratar de diversos aspectos da carreira científica e empresarial, trajetória de mulheres inspiradoras, oportunidades e desafios.

Além das medalhistas do prêmio – ouro, prata e bronze -, também poderão participar meninas que estejam nos 8º e 9º anos do ensino fundamental, além de meninas que estejam no ensino médio. Para este público, 30 vagas serão disponibilizadas e as interessadas devem realizar a inscrição através deste formulário.

O evento será realizado de forma online e abordará uma série de assuntos. Haverá uma palestra sobre como é ser cientista sendo mulher, uma mesa-redonda sobre carreira e oportunidades na academia com a presença de convidadas que atuam em empresas e startups, projetos de extensão com coordenadoras do Brasil inteiro, além de uma roda de conversa com ex-olímpicas de diversas Olimpíadas da Matemática.

As inscrições estarão disponíveis até o dia 12 de maio, quando é realizada a celebração das mulheres na Matemática.

Segundo Jaqueline Mesquita, vice-presidente da SBM, o principal atrativo do workshop é a chance que as meninas terão de conhecer as diferentes possibilidades que podem seguir em suas carreiras e profissões no futuro e entender como funciona a carreira de cientista nas diferentes áreas do conhecimento. “Dentro da programação, teremos a presença de coordenadoras de projetos voltados para meninas que estão nos ensinos fundamental e médio, que vão falar sobre diversas oportunidades para estas meninas”, comenta.

Jaqueline também salienta a importância de eventos como o workshop no cenário da Matemática no Brasil. “É fundamental termos mais ações deste tipo, que motivem as meninas e mostrem a elas as diferentes oportunidades que elas têm à frente. Infelizmente, a área da Matemática no Brasil é muito sub-representada e um evento como este traz mulheres que são modelos para essas meninas e abre frente para várias possibilidades. Sabemos que a questão da representatividade é fundamental e este evento também visa aumentá-la e possibilitar uma interação entre as meninas dos ensinos fundamental e médio e grandes cientistas mulheres que são referências em suas áreas. Estou particularmente muito animada com este evento. Tenho certeza de que será uma oportunidade incrível e que teremos muitas trocas importantes”, comemora.