Prêmio Gutierrez 2022: inscrições para a melhor tese em matemática estão abertas

Iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado defendida no Brasil no ano anterior e concede R$ 3 mil ao vencedor

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2022, objeto de uma cooperação entre a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

Com premiação de R$3 mil para o vencedor, o Prêmio Gutierrez de 2022 aceita inscrições até o dia 13 de maio. Para participar, o autor ou orientador do trabalho deve preencher este formulário. O edital completo está disponível aqui.

“A comunidade matemática aprecia enormemente este prêmio, que fornece uma motivação forte aos nossos jovens num momento muito importante de sua formação. Ganhar o prêmio de melhor tese de doutorado em matemática é um marco importante na vida acadêmica. Tal reconhecimento não apenas estimula para continuar a se dedicar à pesquisa, mas também é fundamental para criar oportunidades futuras”, exalta Paolo Piccione, presidente da SBM.

“As inscrições são julgadas por uma comissão acadêmica, com participação de um membro indicado pela SBM. As obras consideradas devem apresentar uma pesquisa de alta qualidade, de preferência trazendo uma nova contribuição para a área”, completa.

Neste ano, a cerimônia de premiação será realizada no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC, no dia 26 de setembro, às 14h.

O professor e coordenador da pós-graduação em Matemática do Instituto, Ederson Moreira, afirma que a SBM e o ICMC procuram, através do Prêmio Gutierrez, promover o estudo e a pesquisa na matemática. A ideia é estimular a excelência na redação de teses e na obtenção de resultados científicos de estudantes de doutorado em matemática das universidades brasileiras.

Além disso, Moreira conta um pouco sobre os principais diferenciais que uma tese precisa ter para que ela esteja entre as melhores. “Nós buscamos originalidade, qualidade e profundidade dos resultados científicos. Ano após ano, através das teses submetidas ao prêmio, constatamos que estudantes de um grande número de Programas de Pós-graduação do Brasil produzem matemática do mais alto nível”, afirma.

Vencedor de 2021

No ano passado, o ganhador do Prêmio Gutierrez foi Leonardo Francisco Cavenaghi, que é doutor em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). A tese que lhe deu o prêmio, intitulada Deformações Métricas e Aplicações, teve orientação do professor Llohann Dallagnol Sperança, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O trabalho foi finalizado em 2020 e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Assessoria de Comunicação da SBM
com informações do ICMC/USP