Sociedades matemáticas fomentam interações científicas entre Brasil e Alemanha

CAPES e Fundação Alexander von Humboldt oferecem bolsas de estudo

Uma cooperação entre a Fundação Alexander von Humboldt, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) busca expandir as alianças entre os profissionais da área da matemática no Brasil e na Alemanha. Entre as ações do convênio, estão eventos colaborativos e concessão de bolsas de estudo em instituições alemãs a pesquisadores brasileiros.

Entre os dias 3 e 4 de março, as instituições organizaram o 1º Mini-Workshop de Matemática dos Humboldtianos Brasileiros. O evento foi sediado em Berlim e reuniu matemáticos do Brasil para uma série de atividades e apresentações relativas à cooperação.

Organizado pelas professoras Maria Soledad Aronna (Universidade Técnica de Berlim e Fundação Getúlio Vargas) e Jaqueline Godoy Mesquita (Justus-Liebig Universität e UnB), o workshop teve uma série de palestrantes especiais. Dentre eles, Johanna Zillner, representante da Humboldt, e Pedro Ivo Ferraz da Silva, chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação e Cooperação Técnica da Embaixada do Brasil em Berlim.

Jaqueline, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), comentou a importância da cooperação e do evento.

“Essa cooperação entre CAPES e Humboldt é muito importante, pois estimula a ida de brasileiros à Alemanha para estadias curtas de pesquisa, permitindo que novas parcerias e colaborações entre pesquisadores dos dois países sejam estabelecidas, aumentando a internacionalização da pesquisa feita no Brasil e fomentando o intercâmbio de alto nível científico. Além disso, ter eventos científicos que permitam a troca de experiências e intercâmbios é muito importante, pois isso permite o diálogo entre as diferentes áreas, catalisa novas colaborações e possibilita que novas cooperações sejam estabelecidas”, comemora.

Pedro Ivo Ferraz da Silva, Sílvia Wargaftig, Daniele Sepe, Leandro de Freitas Pessoa, Jaqueline Mesquita e María Soledad Aronna


Leandro de Freitas Pessoa, María Soledad Aronna, Daniele Sepe e Jaqueline Mesquita

Além das conexões e oportunidades apresentadas aos brasileiros humboldtianos, algumas outras novidades foram definidas no workshop. Dentre elas, a decisão da realização, de forma periódica, de eventos para reunir matemáticos da Humboldt em solo brasileiro. A ideia é fomentar ainda mais as atividades e aproximar a rede de pesquisadores.

Uma outra novidade, ainda em processo de negociação com a Sociedade Alemã de Matemática, é a possibilidade de organizar o primeiro encontro conjunto de matemática entre Brasil e Alemanha em 2024.

Abertura de novas bolsas

Para permitir que mais brasileiros possam realizar temporadas de pesquisa na Alemanha, o convênio CAPES/Humboldt está realizando a 18ª chamada do processo seletivo de bolsas de estudo. Iniciada no último dia 7 de março, a inscrição dos candidatos, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória, vai até às 17h do próximo dia 31 de maio.

O resultado final das modalidades de pós-doutorado e pesquisador experiente será divulgado até o dia 25 de novembro, com o início das atividades previsto para o período entre março e novembro de 2023.

Todas as informações do edital de bolsas estão disponíveis no site da CAPES, que também detalha o calendário do processo seletivo e o passo a passo das inscrições.