SBM promove a 10ª Bienal de Matemática

Evento será realizado entre 20 e 24 de junho na UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) será o palco da 10ª edição da Bienal de Matemática, um dos eventos mais importantes de disseminação e divulgação do tema no país. Desde sua primeira edição, em 2002, o evento é promovido em anos pares pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Esta será a primeira vez que a Bienal será sediada por uma instituição da região norte – a Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém. A UFPA é a maior universidade federal do Brasil em quantidade de alunos, segundo a V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior, realizada em 2018.

Várias outras universidades federais do norte do Brasil são apoiadoras do evento, como UFAM, UFAC, UNIFAP, UFRR, UNIR e UFOPA. Além disso, esta será a primeira Bienal após a SBM completar 50 anos de fundação, o que a torna ainda mais especial.

A matemática na vanguarda do combate às assimetrias regionais

A UFPA foi a primeira universidade brasileira a ofertar um curso de matemática na modalidade EAD e também hospeda o único curso de doutorado em matemática da região norte do Brasil, em associação com a Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Já são mais de 1000 alunos, entre bacharéis e licenciados, formados no curso de matemática presencial.

O grande objetivo da Bienal é disseminar o conhecimento matemático em todo o país e proporcionar aos estudantes e professores uma visão mais ampla da matemática e suas aplicações. A SBM espera que o evento contribua para a promoção do intercâmbio científico, a visibilidade nacional dos cursos da região norte e o fortalecimento e ampliação das redes de colaboração e pesquisa da região com os demais pesquisadores.

“A Matemática da UFPA é um programa de excelência na região norte do país, tendo se destacado tanto no ensino, como na pesquisa. O programa  Profmat da instituição é um dos mais bem-sucedidos no país. Com a organização da Bienal, que é o evento de divulgação mais importante da Sociedade Brasileira de Matemática, a instituição terá uma grande visibilidade na comunidade matemática do país, bem como na comunidade estadual e regional. A Bienal pode ser um marco importante na consolidação da UFPA como instituição de referência para todos os programas na região norte e amazônica. Entre outras consequências, esperamos que a Bienal atraia o interesse de potenciais alunos e alunas nos vários cursos de graduação e pós-graduação da nossa disciplina”, destaca Paolo Picicone, presidente da SBM.

Inscrições abertas até 30 de abril

Interessados em participar da X Bienal devem se inscrever exclusivamente pela internet através do site do evento. Atualmente, as inscrições estão no terceiro lote, com valores entre R$50 a R$140. Desde alunos e professores da educação básica até pós-graduandos podem participar.

O site da Bienal também oferece ajuda com a hospedagem para o evento. A SBM separou uma seção exclusiva para indicações de hotéis e hostels na região com endereço, telefone, site e preço das acomodações.

Programação

A SBM preparou uma programação especial para os cinco dias de evento, começando pelas palestras plenárias com grandes nomes da comunidade matemática. São oito no total:

Agnaldo Esquincalha (UFRJ)
Álvaro Ramos (UFRGS)
Carolina Araujo (IMPA)
Fernanda de Bastiani (UFPE)
Ivan Shestakov (USP-SP)
Liliane Maia (UnB)
Marcelo Viana (IMPA)
María Amelia Salazar (UFF)

A Bienal também contará com exposições, minicursos, que são aulas expositivas com duração de 4 ou 6 horas, e oficinas, que têm duração de 2 ou 4 horas e caráter mais prático que os minicursos. Além disso, haverá as comunicações orais, que são palestras curtas de 20 minutos, e mesas-redondas. Uma delas, inclusive, será pautada em algumas ações da SBM, como o doutorado profissional em matemática.

Também haverá dois eventos-satélites da Bienal: o 2º Encontro Brasileiro de Mulheres na Matemática, nos dias 17 e 18 de junho, e o Workshop Brasileiro de Olimpíadas Científicas, entre os dias 25 e 26.

Confira a programação completa da X Bienal de Matemática!

Submissões

Interessados podem submeter trabalhos para a Bienal através do sistema de inscrições até a próxima quarta-feira (30 de março). Podem ser minicursos, oficinas ou comunicações orais. Basta se enquadrar em um dos seis eixos temáticos:

  • Tecnologia na Matemática
  • Temas Interdisciplinares
  • Laboratório de Ensino de Matemática
  • História da Matemática
  • Tópicos Especiais de Matemática
  • Belos Problemas e Belas Soluções

Além disso, é possível apresentar pôsteres, que serão exibidos em ambiente de circulação dos participantes, onde o autor poderá apresentá-los nos dias programados pela Comissão de Organização.

Confira todas as regras, instruções e orientações para submeter sua proposta à Bienal!

Serviço

Todo o protocolo de prevenção à Covid-19 será seguido, com a apresentação de cartão de vacinação, aferição de temperatura corporal, uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

X Bienal de Matemática

Data: 20 a 24 de junho de 2022

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA – Campus Guamá – Belém/PA

Site do evento: www.sbm.org.br/bienal