SBM participa das comemorações do Dia Internacional da Matemática

Data reúne eventos espalhados por todo o mundo

Oficializado em 2019 pela UNESCO, o Dia Internacional da Matemática (IDM) é comemorado em 14 de março. A data se refere aos três primeiros algarismos do número Pi (π), equivalente a 3,14 (3/14, no padrão estadunidense).

Desde então, instituições matemáticas do mundo todo celebram a data e organizam atividades tanto para estudantes e profissionais da área quanto para o público em geral, seja em escolas, museus ou quaisquer outros espaços.

“O Dia Internacional da Matemática é comemorado todos os anos para atrair a atenção da comunidade sobre a disciplinas mais importantes para todas as ciências, para incentivar alunas e alunos do mundo inteiro a aprimorar suas habilidades em aritmética e resolução de problemas. A Jornada nos convida a celebrar a alegria que se encontra na matemática, bem como a infinidade de vocações que oferece a meninas e meninos, através de atividades festivas e diversificadas que acontecem em todo o mundo”, comenta Paolo Piccione, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O tema deste ano é “A Matemática Une”, proposto por Yulija Nesterova, uma estudante da universidade de Ottawa, no Canadá. “’A Matemática Une’ sinaliza que ela é uma linguagem comum a todos e também um assunto com o qual encontramos uns aos outros”, idealizou.

O conceito é corroborado por diversos membros de entidades parceiras e estudantes, que, em uma série de depoimentos, ajudam a entender o sentido do tema de 2022. “’A Matemática Une’ a partir do momento em que existe uma linguagem matemática que todos compartilhamos com o planeta: a linguagem da ciência”, completa Christiane Rousseau, presidente do Conselho do Dia Internacional da Matemática.

A primeira celebração do Dia Internacional da Matemática foi em 2020, com o tema “A Matemática está em Todo Lugar”, que destacou a importância da Matemática em todas as áreas da vida humana. Desde a detecção de fraudes, com a Lei de Benford, até a navegação por satélites, por exemplo.

Em 2021, o mote escolhido foi “Matemática por um Mundo Melhor”, que relembrou, entre outras coisas, a importância da Matemática na luta contra a COVID-19.

“A Matemática, como a arte, usa uma linguagem universal, que aproxima pessoas e povos. Ela permite entender fenômenos do nosso ambiente em uma linguagem universal, e resolver problemas. A matemática nos permite trabalhar juntos, em equipe, e de forma colaborativa com outras disciplinas. Construimos, desta forma, um conhecimento mais amplo e coletivo para a construção de um sociedade justa e solidária”, acrescenta Piccione.

O Dia Internacional da Matemática conta com o apoio de dezenas de instituições internacionais e regionais – dentre elas, a União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA), da qual a Sociedade Brasileira de Matemática faz parte.

A SBM preparou uma programação para comemorar o Dia Internacional da Matemática. Neste dia 14, às 15h, o canal da SBM no Youtube apresentará uma live especial para o IDM. Entre os participantes estão Eduardo Colli (IME-USP), Ana Paula Chaves (UFG), Humberto Bortolossi (UFF) e Carlos Gustavo Moreira (IMPA).