Universidade Estadual da Paraíba
Em 2022, a UEPB completa 56 anos de atuação na formação de recursos humanos de alto nível no Nordeste. Criada em 1966, estruturou-se a partir do agrupamento de diversas faculdades, constituindo a Universidade Regional do Nordeste (URNe). Em outubro de 1987, a URNe foi estadualizada, tornando-se autarquia do Estado da Paraíba, de natureza pública e gratuita, passando a ser denominada “Universidade Estadual da Paraíba” ou UEPB. Ao longo de sua existência, a UEPB vem formando professores para a Educação Básica e Superior, profissionais em diferentes áreas e campos do conhecimento humano, em diferentes níveis e modalidades, mão de obra qualificada e necessária para alavancar o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico da região.
Cinco anos após sua criação, surge, em 1971, o Departamento de Matemática (DM) da UEPB. Atualmente, o DM/UEPB compreende 01 curso de Graduação, 03 cursos de Mestrado e 01 de Doutorado, todos tendo, como missão precípua, a formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Não obstante, com aproximadamente 550 alunos somente da Licenciatura em Matemática, o DM/UEPB é o maior responsável pela formação de professores de Matemática no Estado da Paraíba.
Hodiernamente, o DM/UEPB conta com 25 docentes efetivos, os quais são, em sua maioria, mestres e doutores atuantes nas mais variadas subáreas da Matemática e da Educação Matemática. Ademais, conta, ainda, com a colaboração de 05 docentes substitutos e, até pouco tempo, contou com a importante contribuição de 01 docente visitante da UFRJ. Os docentes do DM/UEPB têm implementado ações de ensino, pesquisa e extensão, as quais vêm alavancando, dentre outras vertentes, a produção científica do departamento, buscando, assim, maior visibilidade do estado da Paraíba no que diz respeito ao desenvolvimento da Matemática no Brasil e, quem sabe, contribuindo para que o estado venha se tornar um dos protagonistas do progresso da Matemática brasileira no cenário internacional.
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), criada em 1971 e situada no campus da USP em São Carlos, a 230 km da capital paulista. O Instituto ocupa uma área de 18 mil m² e possui em torno de 2 mil alunos divididos em nove cursos de Graduação e cinco programas de Pós-Graduação, com um quadro formado por 129 docentes e 108 funcionários técnico-administrativos.
O ICMC é uma das principais instituições brasileiras nas áreas de matemática, matemática aplicada, computação e estatística, sendo reconhecido mundialmente como centro de excelência na produção e disseminação de conhecimento. Nosso impacto na sociedade se dá por meio da formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação, do desenvolvimento de pesquisas de ponta e da extensão de serviços à comunidade.
Instituto de Matemática e Estatistica (IME-USP)
Instituto de Matemática e Estatística é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo. Possui cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de matemática, matemática aplicada, estatística e ciência da computação. Além disso, com corpo docente e discente qualificado, realiza pesquisas científicas em suas áreas-chave e áreas relacionadas, como bioinformática, neuromatemática e educação em matemática.
Tem como atividades de extensão, abertas à comunidade externa: cursos de aperfeiçoamento e oficinas para professores da rede pública, cursos de matemática e de computação durante o período de recesso do calendário letivo de graduação, assessoria de estatística e de software livre para pesquisadores, empresas e órgãos públicos.
Também promove exposições de objetos matemáticos com o objetivo de propagar conceitos matemáticos diversos à comunidade em geral, além de motivar e ilustrar conteúdos ministrados em sala de aula.