Associados Institucionais – Diamante

Departamento de Matemática da PUC-Rio

O Departamento de Matemática da PUC-Rio foi fundado em 1966, sendo um dos mais prestigiados centros de ensino e pesquisa em matemática do Brasil. O Bacharelado em Matemática da PUC-Rio concilia uma sólida formação nas principais áreas da matemática com uma grande flexibilidade curricular. Os alunos podem personalizar sua formação, escolhendo as disciplinas optativas e cursando eletivas nos departamentos de sua escolha, podendo inclusive se formar simultaneamente em Matemática e em Física, Engenharia ou Computação. Além de bolsas de estudos oferecidas pela PUC-Rio aos estudantes de todas as áreas, a PUC-Rio vem oferecendo ainda três modalidades de bolsas aos alunos do Bacharelado em Matemática. Desde a sua criação em 1969 o Bacharelado do DMAT recebe majoritariamente conceitos máximos nas diversas avaliações às quais é submetido. A inserção profissional dos egressos é ampla e compreende segmentos como instituições acadêmicas, mercado financeiro, empresas de informática e órgãos de pesquisa do setor público.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da PUC-Rio tem conceito máximo (7) na CAPES e é reconhecido pela sólida formação matemática dos seus egressos, capacitando-os para a pesquisa e atividades que demandem alta qualificação matemática. A escala do programa permite que os professores ofereçam atenção diferenciada para cada aluno. Existe um estreito relacionamento entre matemáticos puros e aplicados e com o setor produtivo. Os egressos trabalham em destacadas posições em universidades e empresas do Brasil e do exterior. Ressaltamos que a pós-graduação acadêmica é gratuita e os alunos dispõem de bolsas dos diversos órgãos de fomento, como CAPES, CNPQ, FAPERJ e também de empresas do setor produtivo.

IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Fundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada tem como principal missão a realização de pesquisa em ciências matemáticas e afins, formação de pesquisadores, difusão do conhecimento e integração com outras áreas da ciência, cultura, educação e setor produtivo.

Para cumprir sua missão, o IMPA desenvolve atividades variadas como pesquisas, formação de mestres e doutores, promoção do programa de pós-doutorado e de intercâmbio científico, realiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de eventos científicos e de popularização da matemática, e colabora ainda com políticas nacionais de desenvolvimento do setor público e privado.

Colégio Etapa

Fundado em 1982, o Colégio Etapa conta com um sistema de ensino forte e respeitado para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e tem como missão preparar indivíduos que farão diferença no mundo. O lema “Mais de você em você mesmo” é o compromisso permanente do Etapa, que reconhece em todos a presença de potencial para avançar.

A abordagem pedagógica do Colégio Etapa é dinâmica e estratégica, em acordo com as últimas descobertas da Neurociência, que tem reconhecido o papel que os hábitos de enfrentar e resolver desafios exercem no desenvolvimento intelectual. Dessa maneira, o Etapa forma alunos criativos e com excelentes resultados acadêmicos, que se destacam no mundo do trabalho, da pesquisa e do empreendedorismo.

Desde a sua fundação, o Colégio Etapa estimula o interesse por Olimpíadas Científicas, com aulas preparatórias e treinamentos para as diversas áreas do conhecimento: Matemática, Física, Química, História, Biologia, Neurociências, Linguística, Robótica, Informática, Geografia e Astronomia.

Todos os anos, os alunos do Colégio Etapa destacam-se por suas conquistas em competições científicas e culturais nos âmbitos regional, nacional e internacional. Esses resultados inspiram as novas gerações de alunos e reforçam a tradição do Etapa com as premiações mais importantes entre as escolas brasileiras.

Apenas na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior competição do mundo para estudantes do Ensino Médio, o Etapa conquistou mais da metade de todos os ouros que o Brasil recebeu desde a primeira participação do país na olimpíada, em 1979. Nossos alunos participam da IMO desde 1994 e já conquistaram 7 medalhas de ouro, 22 de prata, 21 de bronze e 13 menções honrosas.

Se fosse considerado um país na IMO, o Colégio Etapa estaria à frente de potências educacionais destacadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os alunos do Etapa também são reconhecidos em outros torneios nacionais e internacionais de Matemática, como a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, a Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO), a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Torneio Meninas na Matemática (TM²).

Desenvolver talentos, fortalecer grandes valores e realizar sonhos são a síntese da cultura do Colégio Etapa.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp

O IMECC – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica é uma das mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa científica nas áreas de matemática, estatística e matemática aplicada. Somos uma das 24 unidades de ensino e pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, e estamos localizados no campus de Barão Geraldo na cidade de Campinas, São Paulo. Iniciamos nossas atividades logo nos primeiros anos de funcionamento da Unicamp, em 1968.

O Instituto conta com um corpo docente de cerca de 100 professores dedicados às atividades de ensino e pesquisa nas diferentes áreas da matemática, matemática aplicada e estatística, além de desenvolverem uma grande variedade de atividades de extensão. Nos últimos anos, temos investido cada vez mais na prestação de serviços à comunidade, por meio de convênio com órgãos públicos, empresas e indústrias.

Oferecemos 4 cursos de graduação, em Matemática, Licenciatura em Matemática, Estatística e Matemática Aplicada e Computacional, muito bem avaliados nacionalmente e que já formaram mais de 3.700 profissionais, sendo 1.115 professores de matemática. Nossos ex-alunos tem tido sucesso tanto ao seguir na carreira acadêmica, fazendo mestrado e doutorado, quanto no mercado de trabalho.

Atualmente o IMECC tem 5 Programas de Pós-Graduação: Matemática (mestrado e doutorado, conceito 7 na Capes), Matemática Aplicada (mestrado e doutorado, conceito 6 na Capes), Estatística (mestrado e doutorado, conceito 5 na Capes), além de dois mestrados profissionais. Nossas pós-graduações já formaram mais de 1400 mestres e mais de 800 doutores, e nossos egressos da pós-graduação tem ocupado posições de destaque em suas áreas de atuação.

Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas – FGV EMAp

A Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas – FGV EMAp foi criada em 2011 com o objetivo de desenvolver a matemática contemporânea, adaptada aos desafios da era digital e do conhecimento. Ciente da crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais aptos a utilizar técnicas matemáticas e modelos computacionais cada vez mais sofisticados, a EMAp prepara seus egressos para atuar em setores estratégicos de associações públicas e privadas, além de capacitá-los para projetos acadêmicos e de pesquisa.

A Escola de Matemática Aplicada oferece dois cursos de Graduação, em Matemática Aplicada e em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Pós-Graduação nessas áreas, estimulando projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como parcerias institucionais internas e externas.

Assim, a missão da Escola é obter e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos de base matemática e computacional, principalmente, em temas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país.

Contempla as seguintes linhas de pesquisa: Ciência de Dados, Controle e Otimização, Epidemiologia Matemática, Estatística, Modelos Estocásticos, Finanças e Risco.