Conheça os Associados Institucionais

IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Fundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada tem como principal missão a realização de pesquisa em ciências matemáticas e afins, formação de pesquisadores, difusão do conhecimento e integração com outras áreas da ciência, cultura, educação e setor produtivo.

Para cumprir sua missão, o IMPA desenvolve atividades variadas como pesquisas, formação de mestres e doutores, promoção do programa de pós-doutorado e de intercâmbio científico, realiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de eventos científicos e de popularização da matemática, e colabora ainda com políticas nacionais de desenvolvimento do setor público e privado.

Colégio Etapa

Fundado em 1982, o Colégio Etapa conta com um sistema de ensino forte e respeitado para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e tem como missão preparar indivíduos que farão diferença no mundo. O lema “Mais de você em você mesmo” é o compromisso permanente do Etapa, que reconhece em todos a presença de potencial para avançar.

A abordagem pedagógica do Colégio Etapa é dinâmica e estratégica, em acordo com as últimas descobertas da Neurociência, que tem reconhecido o papel que os hábitos de enfrentar e resolver desafios exercem no desenvolvimento intelectual. Dessa maneira, o Etapa forma alunos criativos e com excelentes resultados acadêmicos, que se destacam no mundo do trabalho, da pesquisa e do empreendedorismo.

Desde a sua fundação, o Colégio Etapa estimula o interesse por Olimpíadas Científicas, com aulas preparatórias e treinamentos para as diversas áreas do conhecimento: Matemática, Física, Química, História, Biologia, Neurociências, Linguística, Robótica, Informática, Geografia e Astronomia.

Todos os anos, os alunos do Colégio Etapa destacam-se por suas conquistas em competições científicas e culturais nos âmbitos regional, nacional e internacional. Esses resultados inspiram as novas gerações de alunos e reforçam a tradição do Etapa com as premiações mais importantes entre as escolas brasileiras.

Apenas na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior competição do mundo para estudantes do Ensino Médio, o Etapa conquistou mais da metade de todos os ouros que o Brasil recebeu desde a primeira participação do país na olimpíada, em 1979. Nossos alunos participam da IMO desde 1994 e já conquistaram 7 medalhas de ouro, 22 de prata, 21 de bronze e 13 menções honrosas.

Se fosse considerado um país na IMO, o Colégio Etapa estaria à frente de potências educacionais destacadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os alunos do Etapa também são reconhecidos em outros torneios nacionais e internacionais de Matemática, como a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, a Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO), a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Torneio Meninas na Matemática (TM²).

Desenvolver talentos, fortalecer grandes valores e realizar sonhos são a síntese da cultura do Colégio Etapa.

Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp

O IMECC – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica é uma das mais prestigiadas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa científica nas áreas de matemática, estatística e matemática aplicada. Somos uma das 24 unidades de ensino e pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, e estamos localizados no campus de Barão Geraldo na cidade de Campinas, São Paulo. Iniciamos nossas atividades logo nos primeiros anos de funcionamento da Unicamp, em 1968.

O Instituto conta com um corpo docente de cerca de 100 professores dedicados às atividades de ensino e pesquisa nas diferentes áreas da matemática, matemática aplicada e estatística, além de desenvolverem uma grande variedade de atividades de extensão. Nos últimos anos, temos investido cada vez mais na prestação de serviços à comunidade, por meio de convênio com órgãos públicos, empresas e indústrias.

Oferecemos 4 cursos de graduação, em Matemática, Licenciatura em Matemática, Estatística e Matemática Aplicada e Computacional, muito bem avaliados nacionalmente e que já formaram mais de 3.700 profissionais, sendo 1.115 professores de matemática. Nossos ex-alunos tem tido sucesso tanto ao seguir na carreira acadêmica, fazendo mestrado e doutorado, quanto no mercado de trabalho.

Atualmente o IMECC tem 5 Programas de Pós-Graduação: Matemática (mestrado e doutorado, conceito 7 na Capes), Matemática Aplicada (mestrado e doutorado, conceito 6 na Capes), Estatística (mestrado e doutorado, conceito 5 na Capes), além de dois mestrados profissionais. Nossas pós-graduações já formaram mais de 1400 mestres e mais de 800 doutores, e nossos egressos da pós-graduação tem ocupado posições de destaque em suas áreas de atuação.

Universidade Estadual da Paraíba

Em 2022, a UEPB completa 56 anos de atuação na formação de recursos humanos de alto nível no Nordeste. Criada em 1966, estruturou-se a partir do agrupamento de diversas faculdades, constituindo a Universidade Regional do Nordeste (URNe). Em outubro de 1987, a URNe foi estadualizada, tornando-se autarquia do Estado da Paraíba, de natureza pública e gratuita, passando a ser denominada “Universidade Estadual da Paraíba” ou UEPB. Ao longo de sua existência, a UEPB vem formando professores para a Educação Básica e Superior, profissionais em diferentes áreas e campos do conhecimento humano, em diferentes níveis e modalidades, mão de obra qualificada e necessária para alavancar o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico da região.

Cinco anos após sua criação, surge, em 1971, o Departamento de Matemática (DM) da UEPB. Atualmente, o DM/UEPB compreende 01 curso de Graduação, 03 cursos de Mestrado e 01 de Doutorado, todos tendo, como missão precípua, a formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Não obstante, com aproximadamente 550 alunos somente da Licenciatura em Matemática, o DM/UEPB é o maior responsável pela formação de professores de Matemática no Estado da Paraíba.

Hodiernamente, o DM/UEPB conta com 25 docentes efetivos, os quais são, em sua maioria, mestres e doutores atuantes nas mais variadas subáreas da Matemática e da Educação Matemática. Ademais, conta, ainda, com a colaboração de 05 docentes substitutos e, até pouco tempo, contou com a importante contribuição de 01 docente visitante da UFRJ. Os docentes do DM/UEPB têm implementado ações de ensino, pesquisa e extensão, as quais vêm alavancando, dentre outras vertentes, a produção científica do departamento, buscando, assim, maior visibilidade do estado da Paraíba no que diz respeito ao desenvolvimento da Matemática no Brasil e, quem sabe, contribuindo para que o estado venha se tornar um dos protagonistas do progresso da Matemática brasileira no cenário internacional.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), criada em 1971 e situada no campus da USP em São Carlos, a 230 km da capital paulista. O Instituto ocupa uma área de 18 mil m² e possui em torno de 2 mil alunos divididos em nove cursos de Graduação e cinco programas de Pós-Graduação, com um quadro formado por 129 docentes e 108 funcionários técnico-administrativos.

O ICMC é uma das principais instituições brasileiras nas áreas de matemática, matemática aplicada, computação e estatística, sendo reconhecido mundialmente como centro de excelência na produção e disseminação de conhecimento. Nosso impacto na sociedade se dá por meio da formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação, do desenvolvimento de pesquisas de ponta e da extensão de serviços à comunidade.

Instituto de Matemática (IM-UFRJ)

O estudo da matemática é a força propulsora da evolução humana. Esta possui a beleza do pensamento lógico, fornecendo a criação e resolução de modelos, os quais físicos, químicos, engenheiros, médicos, economistas, e cientistas sociais, conseguem entender e aperfeiçoar a vida na face da Terra, e também fora desta, verdadeiros desafios para o Século XXI.

Matemática na UFRJ, a mais antiga universidade do Brasil, é realizada pelo Instituto de Matemática (IM-UFRJ). Este abraça tanto a matemática pura quanto aplicada, incluindo-se aqui estatística, atuaria, licenciatura, e o único curso de engenharia-matemática do Brasil. O IM-UFRJ possui mais de 200 funcionários, entre professores, técnicos administrativos e colaboradores, tem em torno de 810 alunos de graduação, e 414 alunos de mestrado e Doutorado.

Ressalta-se que, a comunidade do IM-UFRJ trabalha arduamente pelo desenvolvimento do futuro do Brasil, acima de tudo de forma inclusiva e participativa, sendo assim prerrogativas de nossa Missão de Engrandecimento da Matemática Nacional.

Instituto de Matemática e Estatistica (IME-USP)

Instituto de Matemática e Estatística é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo. Possui cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de matemática, matemática aplicada, estatística e ciência da computação. Além disso, com corpo docente e discente qualificado, realiza pesquisas científicas em suas áreas-chave e áreas relacionadas, como bioinformática, neuromatemática e educação em matemática.

Tem como atividades de extensão, abertas à comunidade externa: cursos de aperfeiçoamento e oficinas para professores da rede pública, cursos de matemática e de computação durante o período de recesso do calendário letivo de graduação, assessoria de estatística e de software livre para pesquisadores, empresas e órgãos públicos.

Também promove exposições de objetos matemáticos com o objetivo de propagar conceitos matemáticos diversos à comunidade em geral, além de motivar e ilustrar conteúdos ministrados em sala de aula.

Departamento de Matemática da Universidade de Brasília

O Departamento de Matemática da Universidade de Brasília iniciou suas atividades em abril de 1962, como núcleo formador do Instituto Central de Matemática que, segundo o Plano Orientador da Universidade, seria criado em fins de 1964. Além de ministrar as disciplinas regulares da matemática da Universidade para as áreas de Arquitetura, Administração e Economia, o Departamento iniciou um programa de estudos de pós-graduação que conduziria ao grau de Mestre em Matemática com planos de, em seguida, oferecer também o grau de Doutor. Os dois primeiros títulos de Mestre foram concedidos em julho de 1964, fato este que confere ao departamento o pioneirismo na concessão de título de Mestre em Matemática no País. Outras três dissertações foram defendidas no Departamento até novembro de 1965.

Atualmente o Departamento de Matemática conta com cerca de 70 professores e desenvolve intensa atividade de ensino, de pesquisa e de extensão em Matemática. O ensino é promovido nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. No ensino de Graduação, além das disciplinas para formação básica nas diversas áreas da Universidade, o MAT oferece o curso de Graduação em Matemática, conduzindo aos graus de Bacharel ou de Licenciado, os quais se destinam à formação de profissionais para exercício na área de Matemática e de professores para o ensino fundamental e médio. O programa de Pós-Graduação em matemática, PPG/MAT, é um programa consolidado, que recebeu nota máxima na última avaliação da CAPES, e se destaca no cenário nacional pela produtividade científica de seu corpo docente e pelo alto nível do Programa.

Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de São Carlos (PPGM-UFSCar)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de São Carlos (PPGM-UFSCar) está sediado no campus sede da Universidade Federal de São Carlos, na cidade de São Carlos-SP. O programa teve início em 1987, com o Curso de Mestrado em Matemática e, em 1997, passou a ofertar também o Curso de Doutorado em Matemática.

O PPGM-UFSCar atua com a finalidade de formar profissionais qualificados para desempenhar atividades associadas à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à docência superior no campo da Matemática, em suas três grandes áreas de concentração: Álgebra, Análise e Geometria & Topologia. Desde sua criação, centenas de mestres e doutores foram formados e atuam, na sua maioria, em instituições de ensino e pesquisa em todas as regiões do país, bem como em colaboração com instituições estrangeiras de ensino e pesquisa.

Colégio Augusto Laranja

O Colégio Augusto Laranja é uma instituição privada de ensino, conduzida por valores éticos, solidários e democráticos, que permeiam a sua prática pedagógica. Buscamos continuamente o aprofundamento do conhecimento científico e a excelência acadêmica em uma perspectiva humanista: construção de valores centrada no exemplo, na reflexão e no diálogo. São oferecidos os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, atendendo crianças a partir de 1 ano e meio.

Como membro do Programa das Escolas Associadas da UNESCO, o Colégio firma um compromisso com a qualidade do ensino considerando, em sua proposta pedagógica, os quatro pilares da educação para o século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Para chegar a esse desenvolvimento integral do aluno, cria condições para que ele seja capaz de agir, de forma segura e responsável, em uma sociedade na qual a diversidade estará sempre presente.

A parceria Família-Escola é imprescindível para o sucesso da educação de nossas crianças e jovens e baseia-se na cooperação, no respeito e na confiança. Sendo assim, o compromisso dos alunos e de seus pais ou responsáveis contribui fortemente para uma convivência escolar saudável, harmoniosa e produtiva.

O Colégio oferece uma formação acadêmica consciente e o conjunto de princípios e valores que norteiam nosso cotidiano inclui: a ética, a criticidade, a criatividade, a autonomia, a honestidade, a responsabilidade, o comprometimento com o saber, a valorização do trabalho, a cooperação, a solidariedade, o respeito a si e ao outro, a cultura da paz em oposição à violência, entre outros.

Colégio Galois – @galoiscolegio

O Colégio Galois desempenha um papel fundamental que vai além do desenvolvimento cognitivo do estudante, abrangendo aspectos físicos, afetivos, sociais e espirituais. Com três unidades em Brasília – Le Petit Galois, Galois Águas Claras e Colégio Galois –, atende da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Desde 1996 oferece uma educação completa, com uma proposta pedagógica fundamentada em três pilares – cognitivo, formativo e espiritual – e uma equipe de profissionais de excelência, sendo o colégio reconhecido como a instituição de ensino do Distrito Federal com os maiores índices de aprovação no Enem, na UnB e nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Aqui aliamos tecnologia a metodologias diferenciadas para oferecer uma experiência de ensino única, com projetos inovadores e prazer pela aprendizagem.

Tem interesse em conhecer uma das unidades do Colégio Galois? Acesse www.galois.com.br e agende sua visita. Será um prazer receber você.

Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal

Graduação em matemática. Modalidade Licenciatura.
O curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Viçosa – campus UFV – Florestal foi criado em 2009, com a implantação do Programa de Apoio aos Planos de
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Desde o seu início, o curso tem recebido os melhores índices nas avaliações do MEC e tem formado profissionais qualificados para atuar no ensino e na pesquisa em Matemática e em áreas afins.
O curso tem duração de 4 anos. São ofertadas 25 vagas por ano. No presente momento, maio de 2023, a licenciatura conta com 32 alunos matriculados e 64 egressos.
Site: https://lcm.caf.ufv.br/

Graduação em matemática. Bacharelado em Modelagem Matemática e Ciências de Dados.
A UFV-Florestal está planejando criar mais uma modalidade em seu curso de graduação em matemática. Trata-se do Bacharelado em Modelagem Matemática e Ciências de Dados.

PROFMAT-UFV
O PROFMAT-UFV iniciou as suas atividades no campus Viçosa em 2011. De 2011 a 2018, ano de encerramento do polo Viçosa, este formou 46 mestres.
Em 2015, é inaugurado outro polo do PROFMAT-UFV, agora em Florestal. De 2015 até o primeiro semestre de 2023, o polo formou 58 mestres e conta com 33 alunos matriculados. No ENA 2023, foram ofertadas 15 vagas em Florestal.
Site: https://profmatflorestal.caf.ufv.br/