Conheça os Associados Institucionais

IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada

Fundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada tem como principal missão a realização de pesquisa em ciências matemáticas e afins, formação de pesquisadores, difusão do conhecimento e integração com outras áreas da ciência, cultura, educação e setor produtivo.

Para cumprir sua missão, o IMPA desenvolve atividades variadas como pesquisas, formação de mestres e doutores, promoção do programa de pós-doutorado e de intercâmbio científico, realiza a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de eventos científicos e de popularização da matemática, e colabora ainda com políticas nacionais de desenvolvimento do setor público e privado.

Universidade Estadual da Paraíba

Em 2022, a UEPB completa 56 anos de atuação na formação de recursos humanos de alto nível no Nordeste. Criada em 1966, estruturou-se a partir do agrupamento de diversas faculdades, constituindo a Universidade Regional do Nordeste (URNe). Em outubro de 1987, a URNe foi estadualizada, tornando-se autarquia do Estado da Paraíba, de natureza pública e gratuita, passando a ser denominada “Universidade Estadual da Paraíba” ou UEPB. Ao longo de sua existência, a UEPB vem formando professores para a Educação Básica e Superior, profissionais em diferentes áreas e campos do conhecimento humano, em diferentes níveis e modalidades, mão de obra qualificada e necessária para alavancar o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e socioeconômico da região.

Cinco anos após sua criação, surge, em 1971, o Departamento de Matemática (DM) da UEPB. Atualmente, o DM/UEPB compreende 01 curso de Graduação, 03 cursos de Mestrado e 01 de Doutorado, todos tendo, como missão precípua, a formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Não obstante, com aproximadamente 550 alunos somente da Licenciatura em Matemática, o DM/UEPB é o maior responsável pela formação de professores de Matemática no Estado da Paraíba.

Hodiernamente, o DM/UEPB conta com 25 docentes efetivos, os quais são, em sua maioria, mestres e doutores atuantes nas mais variadas subáreas da Matemática e da Educação Matemática. Ademais, conta, ainda, com a colaboração de 05 docentes substitutos e, até pouco tempo, contou com a importante contribuição de 01 docente visitante da UFRJ. Os docentes do DM/UEPB têm implementado ações de ensino, pesquisa e extensão, as quais vêm alavancando, dentre outras vertentes, a produção científica do departamento, buscando, assim, maior visibilidade do estado da Paraíba no que diz respeito ao desenvolvimento da Matemática no Brasil e, quem sabe, contribuindo para que o estado venha se tornar um dos protagonistas do progresso da Matemática brasileira no cenário internacional.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), criada em 1971 e situada no campus da USP em São Carlos, a 230 km da capital paulista. O Instituto ocupa uma área de 18 mil m² e possui em torno de 2 mil alunos divididos em nove cursos de Graduação e cinco programas de Pós-Graduação, com um quadro formado por 129 docentes e 108 funcionários técnico-administrativos.

O ICMC é uma das principais instituições brasileiras nas áreas de matemática, matemática aplicada, computação e estatística, sendo reconhecido mundialmente como centro de excelência na produção e disseminação de conhecimento. Nosso impacto na sociedade se dá por meio da formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação, do desenvolvimento de pesquisas de ponta e da extensão de serviços à comunidade.

Instituto de Matemática (IM-UFRJ)

O estudo da matemática é a força propulsora da evolução humana. Esta possui a beleza do pensamento lógico, fornecendo a criação e resolução de modelos, os quais físicos, químicos, engenheiros, médicos, economistas, e cientistas sociais, conseguem entender e aperfeiçoar a vida na face da Terra, e também fora desta, verdadeiros desafios para o Século XXI.

Matemática na UFRJ, a mais antiga universidade do Brasil, é realizada pelo Instituto de Matemática (IM-UFRJ). Este abraça tanto a matemática pura quanto aplicada, incluindo-se aqui estatística, atuaria, licenciatura, e o único curso de engenharia-matemática do Brasil. O IM-UFRJ possui mais de 200 funcionários, entre professores, técnicos administrativos e colaboradores, tem em torno de 810 alunos de graduação, e 414 alunos de mestrado e Doutorado.

Ressalta-se que, a comunidade do IM-UFRJ trabalha arduamente pelo desenvolvimento do futuro do Brasil, acima de tudo de forma inclusiva e participativa, sendo assim prerrogativas de nossa Missão de Engrandecimento da Matemática Nacional.