Criado em 2020, o CTM já conquistou 214 medalhas e 75 menções honrosas em olimpíadas de Matemática e destaca o Nordeste no mapa da excelência no ensino e na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e democráticas
A cidade de Timbiras, no Maranhão, a 330 km de São Luís, capital do estado, guarda um tesouro que já inspira orgulho nacional: o Centro Timbirense de Matemática (CTM). O projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a prefeitura do município, identifica crianças e adolescentes com interesse e talento matemático e os prepara para olimpíadas nacionais e internacionais de Matemática. Desde 2020, já são 214 medalhas conquistadas, sendo 41 de ouro.
A ideia de criar o projeto veio do professor Arlane Manoel Silva Vieira, diretor do Campus de Codó da UFMA, que idealizou uma iniciativa que aproximasse a Universidade das escolas e das comunidades locais, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Os frutos já estão sendo colhidos: desde o início das atividades, a cidade de Timbiras cresceu em mais de 300% no número de conquistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Para ingressar no CTM, avalia-se o desempenho na Escola de Verão realizada anualmente em janeiro. “Esse evento é uma oportunidade para identificar talentos matemáticos e introduzi-los ao ambiente de resolução de problemas olímpicos”, aponta o professor Arlane. Além disso, estudantes premiados na OBMEP também são convidados para integrar o projeto, ampliando as oportunidades de acesso ao treinamento especializado. Desde a fundação, aproximadamente 1200 alunos já passaram pelo projeto.
Uma cultura matemática que transforma vidas
O despertar do interesse em estudar uma disciplina tida como “difícil”, “complexa” e até mesmo “assustadora” pela maioria dos alunos é um desafio que tem se provado contornável por meio de práticas inovadoras e estratégias de ensino que aproximem os conteúdos da realidade dos estudantes. Vista com aplicação prática, a Matemática conquista o coração e o empenho de alunos que, estimulados pelo projeto, colecionam medalhas em competições de alto nível.
Desde 2020, os jovens talentos do CTM demonstram que as olimpíadas de matemática aumentam não apenas o nível de aprendizagem, mas criam uma cultura de estudos e alto desempenho no ambiente escolar. Uma das metodologias aplicadas pelos professores do projeto é o método Polya, que consiste em quatro etapas: compreender o problema; estabelecer um plano, buscando encontrar a conexão entre os dados e a incógnita; execução do plano, com a verificação de cada passo e as possibilidades de resolução, aplicando essa estratégia para novos problemas; e revisão da solução.
Conheça as conquistas olímpicas do projeto CTM
Olimpíada Starboard Science de Matemática: 2 medalhas de prata.
OBMEP Mirim: 16 medalhas de ouro, 35 medalhas de prata, 26 medalhas de bronze e 1 menção honrosa;
Copa Nordestina de Matemática (CONEMAT): 1 medalha de prata, 4 medalhas de bronze e 2 menções honrosas;
Olimpíada Mandacaru de Matemática: 10 medalhas de ouro, 30 medalhas de prata, 14 medalhas de bronze e 30 menções honrosas;
Concurso Internacional Canguru de Matemática: 4 medalhas de ouro, 5 medalhas de prata, 9 medalhas de bronze e 9 menções honrosas;
American Mathematics Olympiad (AMO): 3 medalhas de prata, 1 medalha de bronze e 1 menção honrosa;
Competição Jacob Palis Júnior de Matemática: 1 medalha de bronze e 2 menções honrosas;
Desafio Bebras Brasil de Pensamento Computacional: 1 medalha de prata, 1 medalha de bronze e 2 menções honrosas;
Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL): 2 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 9 medalhas de bronze;
Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF): 2 medalhas de ouro, 4 medalhas de bronze e 5 menções honrosas;
Olimpíada Itabirana de Matemática: 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 7 menções honrosas.
“Participar de olimpíadas do conhecimento é um ponto de partida fundamental para ampliar os horizontes e abrir portas. Desenvolve-se habilidades como raciocínio lógico, resiliência e disciplina, essenciais no ambiente universitário”, reitera o coordenador do projeto.
Diversas universidades de alto impacto na produção científica nacional possuem processos seletivos específicos para estudantes premiados em olimpíadas do conhecimento. A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC) são exemplos. Essas instituições, reconhecidas como algumas dentre as melhores do país, oferecem aos nossos alunos oportunidades únicas para ingressar no ensino superior e trilhar caminhos acadêmicos de excelência.