Maité Kulesza, professora da UFRPE, coordena projeto de inclusão de alunas de escolas públicas na área científica através da Matemática
A professora Maité Kulesza, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi uma das vencedoras do Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2024 na categoria tutora. A honraria, que está em sua 1ª edição, é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). A docente de 52 anos é associada da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e fez parte recentemente da Comissão de Gênero e Diversidade em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).
A conquista da professora do Departamento de Matemática (DM) da UFRPE foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 24 de outubro. Maité é especialista nas áreas de Equações Diferenciais Ordinárias, Modelagem Matemática, Mecânica Celeste e Sistemas Dinâmicos e exerce a função na instituição em Recife desde 2005.
Natural de São Paulo, a cientista é bacharel em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e completou o mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Maité avançou seu estágio de pesquisa científica com um pós-doutorado em Barcelona, na Espanha, com o auxílio de uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Criado em 2012 pela pesquisadora Giovanna Machado, do Cetene, o Programa Futuras Cientistas visa fomentar a participação de estudantes e professoras da rede pública de ensino nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, sigla em inglês). Quando começou, o projeto recebia 15 meninas para uma imersão científica em laboratório de pesquisa, promovida durante as férias de verão.
As imersões seguem até hoje e o projeto só cresceu. Após atuação consolidada em Pernambuco em 2020, a iniciativa foi ampliada para os estados de Sergipe e Alagoas. Em 2022, o Futuras Cientistas expandiu sua atuação para todas as regiões brasileiras e foi um dos projetos vencedores do Prêmio LED – Luz na Educação, da TV Globo.
Maité participa da iniciativa há quatro anos e coordena uma iniciativa que abrange a área de Epidemiologia Matemática, em que alunas estudam o comportamento da dinâmica da COVID-19 a partir da linguagem Python. Foi exatamente pelo trabalho diário desenvolvido em parceria com colegas da UFRPE e UFPE que a tutora foi agraciada pelo prêmio da CAPES.
“Nós passamos toda a base teórica para as alunas, que, depois, pensam em algum problema para elas aplicarem na área. No nosso caso, trabalhamos com dados do painel COVID-19 e elas tentam verificar noções para comprovar teses sobre a pandemia. “A ideia desse projeto é fazer com que as meninas vivam em si um ambiente científico de Matemática Aplicada e Computacional para que possam optar lá na frente para entrarem em cursos das áreas de STEM”, explica Maité.
Ela foi uma de um total de 15 tutoras agraciadas por projetos aprovados pelo Futuras Cientistas, sendo três de cada região do Brasil. Além disso, foram contempladas 27 alunas aceitas pela iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que ingressaram na graduação em uma universidade pública e mais 27 professoras, uma de cada unidade da federação (UF), participantes do Módulo Imersão Científica do Cetene.
Para Maité, que coordena o projeto durante o mês de janeiro, semanalmente de segunda a quinta-feira, no período matutino, conquistar o Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2024 reforça a importância de seu trabalho a favor da equidade de gênero na ciência, em especial nas Exatas.
“Pessoalmente é importante, pois (o Prêmio) é um reconhecimento do meu trabalho e de todas as envolvidas e envolvidos e da pesquisadora Giovanna, em todos esses anos. Desde 2020, minhas férias são dedicadas a esse projeto. Com filhos em férias escolares, sempre exige um certo sacrifício me dedicar ao projeto. E especificamente para a SBM, é um prêmio em que a Matemática ganha, pois foi uma tutoria de Matemática que me permitiu chegar a esse feito”, avalia a tutora.
A premiação ocorrerá no próximo dia 12, na sede da CAPES, em Brasília. O prêmio destinado a Maité e as demais tutoras e professoras consistirá em um apoio financeiro para participação em um congresso nacional relacionado à área de seu projeto de trabalho, com um valor máximo de R$ 6.000,00.