Evento destacou a importância da formação continuada e das metodologias inovadoras no ensino da matemática
Nos dias 26 e 27 de julho de 2024, o campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) sediou o Encontro de Formação de Professores de Matemática da Educação Básica, evento satélite da XI Bienal de Matemática. Iniciativa conjunta da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática da Educação Básica (ANPMat), o evento apresentou uma programação diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes de mestrado. Além disso, foram oferecidas oficinas voltadas para a capacitação e o desenvolvimento profissional dos educadores.
Cerca de 180 participantes de todo o Brasil engajaram-se em sessões sobre metodologias pedagógicas inovadoras, integração de tecnologias no ensino da matemática e a importância da formação continuada, entre outros temas.
Na mesa de abertura, Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM, enfatizou a importância de reunir professores da educação básica para discutir os desafios do ensino de matemática: “Foi muito gratificante ver educadores trocando experiências e conhecimentos. Esses momentos de interação são fundamentais para o fortalecimento do ensino da matemática no Brasil”, comemorou.
Gustavo Araújo, Coordenador Nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), afirmou que o evento foi fundamental para o planejamento de estratégias e ações do programa: “O evento proporciona um ambiente ideal para a discussão de problemas da Educação Básica, permitindo que os coordenadores dos cursos trabalhem essas questões em suas instituições.”
Reconhecendo a importância da matemática em sua trajetória, a Deputada Federal Tabata Amaral destinou uma emenda para apoiar o Encontro de Formação de Professores de Matemática. “A educação muda vidas, e por isso, eventos que valorizam a matemática têm o meu total reconhecimento”, declarou a parlamentar.
Programação em destaque
A organização do evento se empenhou em reunir especialistas renomados, coordenadores de cursos e professores de diversas regiões, com o objetivo de promover um diálogo construtivo e soluções inovadoras para os desafios enfrentados na Educação Básica. Katia Gonçalves de Azevedo, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP), e membra da comissão organizadora, destacou a importância da educação matemática no cenário global.
“Dados mostram que precisamos investir e trabalhar muito para fortalecer a educação matemática porque isso traz um retorno inestimável para a sociedade”, destacou Katia.
Na palestra inaugural, Victor Giraldo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), enfatizou a importância da colaboração entre pesquisadores e professores da educação básica para transformar o ensino da disciplina. Segundo ele, grande parte do medo que as pessoas têm da matemática decorre da visão equivocada de que essa disciplina é acessível apenas para um grupo seleto de indivíduos. “Eventos como este são essenciais, pois nos permitem repensar as formas de ensino, desmistificando esse mito”, disse Victor.
Sérgio Nobre, professor de História da Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), discorreu sobre o papel das Universidades de se conectar com os professores que atuam no Ensino Básico.
Outro destaque foi a oficina ministrada pelo professor Sergio Alves, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, sobre novas abordagens para o ensino da geometria. “A geometria da transformação representa uma evolução significativa em relação às abordagens herdadas da época dos gregos e esse método já é utilizado sistematicamente em outros países do mundo”, explicou.
Formação
João Pedro Fernandes, professor do Ensino Fundamental e Médio em Franca (SP), compartilhou que o Encontro o inspirou a aprimorar suas práticas de ensino e explorar novas abordagens em suas aulas: “Aprendi a importância de utilizar metodologias ativas, como gamificação, jogos e mágicas, para captar a atenção dos alunos. Também percebi que é essencial ensinar matemática a partir de problemas, em vez de focar apenas nas teorias”, comentou.
Para Quendra Larangeira, estudante de graduação em Matemática na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento foi uma oportunidade valiosa de conhecer e conversar com pessoas que, assim como ela, pesquisam temas semelhantes em diferentes partes do Brasil. “Sempre quis ser professora, dar aula e estar em contato com os alunos. Isso me enche o espírito”, disse Quendra.
Diversos participantes do Encontro também estarão presentes na XI Bienal de Matemática, que começa hoje (29) e vai até sexta-feira (2) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento continuará abordando temas relevantes para o ensino da matemática no Brasil.