O pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Robert Morris foi agraciado nesta quinta-feira (30) com o Prêmio Leroy P. Steele de Contribuição Seminal à Pesquisa, que reconheceu o artigo, “Independent sets in hypergraphs”, publicado no Journal of the American Mathematical Society (2015) como um trabalho de extrema importância para área de combinatória probabilística. O artigo também é assinado pelos pesquisadores József Balogh (Universidade de Illinois Urbana-Champaign) e Wojciech Samotij (Universidade de Tel Aviv).
A distinção é concedida anualmente pela American Mathematical Society a trabalhos de importância fundamental ou duradoura em áreas como Análise/Probabilidade, Álgebra/Teoria dos Números, Matemática Aplicada, Geometria/Topologia e Matemática/Lógica Discreta.
“Os autores introduziram independentemente o método de contêineres de hipergrafos e ajudaram a resolver problemas abertos de longa data em combinatória probabilística, teoria aditiva dos números e geometria discreta. O método teve um impacto imediato no estudo de problemas enumerativos e extremos em ambientes aleatórios e forneceu uma nova ferramenta poderosa para a construção de objetos combinatórios contra-intuitivos”, destacou a sociedade que também premiou o artigo “Hypergraph Containers”, publicado na Inventiones Mathematicae, por David Saxton, que foi pesquisador pós-doutoral no IMPA, e Andrew Thomason.
Robert Morris explica que o artigo já foi premiado em outras ocasiões e “divide” o reconhecimento. “Dedicamos esse prêmio a um grande grupo de matemáticos que encontrou muitas aplicações para a técnica. Realmente, existem muitas aplicações e gostaríamos de dedicar este prémio a todos que contribuíram para o seu desenvolvimento ao longo dos anos.”
Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, destacou a importância de Morris para a ciência. “Morris é um grande líder mundial da atualidade na importantíssima área da combinatória. Esta premiação, como muitas outras que já recebeu, faz jus à sua espetacular contribuição científica.”
Ao longo da sua trajetória como pesquisador, Morris já recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio MCA, o Prêmio Reconocimiento de UMALCA, o Prêmio SBM, o Prêmio Elon Lages Lima, o Prêmio Fulkerson, o Prêmio George Pólya de Combinatória e o Prêmio Europeu de Combinatória. Foi palestrante convidado no ICM 2018 e em 2022 foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências.
Neste ano, o pesquisador do IMPA movimentou a comunidade internacional ao lado de Marcelo Campos (doutor pelo IMPA e pós-doutorando na Universidade de Oxford), Simon Griffiths (PUC-Rio) e Julian Sahasrabudhe (Cambridge), ao compartilharem os resultados sobre um novo algoritmo capaz de melhorar o limite do Teorema de Ramsey. O avanço, o mais significativo na área desde 1935, ganhou um espaço especial no 34º CBM.
A Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Jaqueline Mesquita, expressou seus parabéns a Robert Morris e a toda a equipe envolvida, enfatizando que essa distinção é um marco na história da matemática brasileira e uma inspiração para todos os profissionais e estudantes da área. “Esta premiação é motivo de grande orgulho para a comunidade matemática brasileira. Este reconhecimento internacional reafirma a excelência e a contribuição significativa de nossos pesquisadores para o avanço da matemática global”, comemorou.
Texto: Comunicação IMPA, complementado por Comunicação SBM