Evento contou com personalidades da matemática e foi realizado na USP em formato híbrido.
A matemática é feita para todos. Dos mais experientes aos mais jovens, todos possuem seu valor e merecem os devidos espaços para que possam colaborar de forma significativa com a evolução da ciência. É a partir dessa premissa que foi realizado ao longo da última semana o 6º Workshop Temático TWAS Young Affiliate Network (TYAN) em Matemática e 1ª Escola Avançada em Matemática, que reuniu matemáticos de diversas partes do globo, em especial da América Latina, para a promoção de plenárias, minicursos, mesas-redondas e painéis de apresentação de pôsteres com trabalhos acadêmicos.
Sediado no campus São Paulo da USP, o evento foi realizado em formato híbrido e a organização ficou por conta da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com a Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TYAN), a Parceira Regional Latino-Americana e Caribenha da Academia Mundial de Ciências (TWAS-LACREP), Academia Jovem da Argentina e Sociedade Mexicana de Matemática, e com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Nas mesas-redondas, o Workshop abordou temas como gênero e diversidade, oportunidades para jovens pesquisadores e o uso da matemática em prol do enfrentamento aos desafios globais da atualidade – debates alinhados aos propósitos da SBM, que trabalha diariamente em busca de uma matemática que seja plural e para todos, permitindo que grupos minoritários tenham mais voz e oportunidades e possam ocupar lugares de protagonismo.
Isso também se alinha com o propósito do Rede de Jovens Afiliados da TWAS (TYAN), instituição atrelada à Academia Mundial de Ciências (TWAS) que tem como foco a aproximação de jovens pesquisadores para que eles se comuniquem, trabalhem juntos, gerem novas parcerias e compartilhem conhecimentos e problemas e também para que possam contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento da ciência e da Academia.
Membros do Comitê Organizador do Workshop TYAN, o Presidente da SBM, Paolo Piccione, e a Vice-Presidente da Sociedade, Jaqueline Mesquita, estiveram presentes ao longo de todo o calendário de atividades na participação de conversas em prol da matemática, plenárias e também na apresentação de palestras. Para Paolo, o evento foi uma excelente oportunidade para estreitar laços e reforçar parcerias entre as comunidades matemáticas.
“A SBM possui uma projeção internacional. É muito importante para nós estarmos envolvidos na organização deste Workshop ao lado da TYAN, foi uma ótima oportunidade para estarmos em contato com outras sociedades latino-americanas e também com pesquisadores. Estamos extremamente felizes com essa parceria”, disse, reiterando que o objetivo do encontro foi criar um ambiente para que jovens pesquisadores pudessem colaborar com pesquisadores seniores.
“Foi de extrema importância para nós termos matemáticos de renome como os principais oradores das atividades com jovens e brilhantes pesquisadores de países da América Latina. Além disso, o Comitê Científico incluiu pessoas em diferentes estágios. Acreditamos que essa união colaborativa entre os mais novos e os mais experientes é uma forma muito eficiente de transmitir conhecimento para as novas gerações”, avaliou.
O professor do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e membro da SBM, Ederson Moreira, que foi responsável por uma das plenárias do Workshop, destacou a pluralidade e a importância que a iniciativa tem para o mundo científico. “É um evento muito bom, de um excelente nível e com excelentes pesquisadores. A característica particular desse evento, que é ser um workshop de matemática em geral onde você tem desde jovens pesquisadores até pesquisadores seniores, é muito importante não só para a divulgação, mas também para a comunidade local em nível nacional. É um evento internacional que nos dá uma grande oportunidade para divulgar nosso trabalho. Estou muito feliz, a interação entre colegas de trabalho é fundamental para a produção de ciência”, comemorou.
Para além do cenário de fomento aos jovens cientistas, o debate também se estendeu para questões de gênero e diversidade. A SBM, que possui o Comitê de Gênero e Diversidade em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), esteve presente na mesa-redonda que tratou sobre as ações dos comitês de gênero e diversidade dentro da matemática. O debate contou com representantes do Comitê de Gênero e Diversidade da TWAS, do Coletivo de Mulheres Matemáticas do Chile e do Comitê de Gênero e Diversidade da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA).
Marcia Barbosa (UFRGS), que faz parte do Comitê da TWAS, destacou o aumento da participação das mulheres na matemática. “Certamente, os frutos plantados lá atrás pelas mulheres propulsoras da matemática começaram a crescer e agora temos um grupo maior de mulheres que se dão conta do problema e que estão começando não apenas a ganhar mais prêmios e assumindo posições importantes, como também se organizando com a presença de grupos que refletem sobre esse ambiente e o ambiente de trabalho. Isso reflete diretamente na modificação desses espaços, permitindo que pautas como a conciliação da carreira e a família possam ser trazidas e fomentando o crescimento da diversidade dentro da matemática”, celebrou.
Durante o encontro, também houve espaço para uma mesa-redonda que celebrou os 40 anos da Revista do Professor de Matemática. A RPM é uma publicação destinada àqueles que ensinam Matemática, sobretudo nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. A Revista publica artigos de nível elementar ou avançado que sejam acessíveis ao professor do ensino médio e também para alunos de cursos de Licenciatura em Matemática, como uma experiência interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco conhecida, uma história que mereça ser contada ou até uma nova abordagem de um assunto conhecido.
Além dos artigos, a Revista tem sessões sobre problemas matemáticos, espaço de perguntas feitas pelos leitores, livros, cartas do leitor e painéis. Estas sessões têm como intuito estabelecer uma conversa com o público, com problemas e soluções propostos por eles, cartas, resenhas de livros, erros encontrados em textos didáticos e muito mais – tudo isso visando o aperfeiçoamento do trabalho do professor em sala de aula.
Para o atual editor-chefe, Edmilson Luis Motta, a RPM foi responsável por mostrar para ele que era possível, sendo ou não professor de matemática, trazer colaborações significativas e relevantes ao mundo matemático de uma forma prazerosa.
“Na Revista, vimos pessoas que eram engenheiros, economistas e que, mesmo não sendo matemáticos, conseguiam trazer colaborações relevantes para a Revista, contavam histórias interessantes. Você percebia que aquelas pessoas estudavam matemática por conta própria e tinham ótimas coisas para serem ditas ainda que não fossem necessariamente da área. Isso foi uma inspiração para mim, porque percebi que poderia falar e estudar sobre a matemática como uma forma de lazer e ainda assim colaborar de forma significativa”, destacou.
O encerramento do TYAN também foi um momento de congregação especial. Foi preimiado o pôster de destaque do evento, de autoria de Giovana Melo dos Santos. O comitê que a consagrou vencedora foi composto por Ederson Moreira (ICMC) e Eduardo Teixeira (Universidade Central da Flórida), matemáticos responsáveis por avaliar todas as apresentações.
“Esse evento me ajudou em várias áreas da minha carreira, tanto no quesito apresentação quanto no enriquecimento do meu conhecimento. Eu só a tenho a agradecer. Vocês foram muito cuidadosos em todos os detalhes, pude conhecer diversas pessoas e estreitar laços muito importantes”, agradeceu a vencedora.
Esta foi a primeira edição do evento com atividades presenciais após a quarentena. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) foram os patrocinadores do Workshop Temático. No próximo ano, a expectativa é de que a sétima edição seja realizada na Universidade de Brasília (UnB).
MAIS SOBRE O WORKSHOP TYAN
VI Workshop Temático TYAN tem início na USP
Mesa-redonda sobre oportunidades para jovens pesquisadores marca o 2º dia de TYAN
3º dia de TYAN celebra os 40 anos da Revista do Professor de Matemática