Penúltimo dia de Workshop debate as ações da TYAN

Mesa-redonda destacou a atuação da Rede de Jovens Afiliados da TWAS.

Nesta quinta-feira (10), o 6º Workshop Temático TWAS Young Affiliate Network (TYAN) em Matemática e 1ª Escola Avançada em Matemática proporcionou aos participantes o penúltimo dia de atividades. Realizado no campus São Paulo da USP, o evento teve mais um dia de minicursos, apresentações de pôsteres, sessões plenárias e a mesa-redonda “Painel TYAN”.

A TYAN é uma Instituição que faz parte da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). Criada em 2007, a Rede de Jovens Afiliados da TWAS (TYAN) surgiu em virtude da falta de possibilidade para que estes integrantes mais novos pudessem contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento da TWAS. Por isso, foi estabelecida uma rede na qual os jovens cientistas se comunicam, trabalham juntos, fazem novas parcerias e compartilham conhecimentos e problemas. Isso fornece à TWAS um importante retorno sobre as necessidades urgentes dos pesquisadores mais jovens nos países em desenvolvimento.

Na conversa, estiveram presentes o Presidente do Comitê Executivo do TYAN na Argentina, Franco Cabrerizo, a Vice-Presidente da SBM e membra do Comitê Executivo do TYAN no Brasil, Jaqueline Mesquita, além de Leslie Tejeda Perez, Federico Bown, Pablo Bolaños e Eduardo Teixeira, membros da instituição na Bolívia, Brasil, Costa Rica e Estados Unidos, respectivamente. A mesa serviu para debater e reforçar a missão do Programa em catalisar pesquisas interdisciplinares e colaborações de desenvolvimento para enfrentar os desafios globais, a visão de um mundo que seja conectado pela cooperação científica e a promoção da educação científica e a compreensão pública da ciência no mundo emergente.

Jaqueline Mesquita, Vice-Presidente da SBM e membra do comitê executivo da TYAN.


O penúltimo dia também foi marcado pela última parte dos dos minicursos oferecidos pelo Workshop, ministrados por Mariel Saez (PUC-Chile) e Yoshiharu Kohayakawa (USP). O cronograma contou ainda com apresentações de pôsteres e as plenárias de Paulo Cordaro (IME/USP),  Eduardo Teixeira (University of Central Florida, EUA) e Helena Lopes (UFRJ).

Paulo Cordaro, do IME/USP.

Sobre o TYAN

O Workshop está sendo promovido em formato híbrido e é organizado pela SBM em parceria com a Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TYAN), a Parceira Regional Latino-Americana e Caribenha da Academia Mundial de Ciências (TWAS-LACREP), Academia Jovem da Argentina e Sociedade Mexicana de Matemática, e com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento segue até esta sexta-feira (11).

O objetivo é reunir matemáticos de renome para discutir e promover a matemática de alto nível em diferentes áreas e disciplinas, com diversidade e equilíbrio geográfico. A programação será dividida ao longo dos dias entre manhã, tarde e noite, e contará com plenárias, minicursos, mesas-redondas e painéis de apresentação de pôsteres com trabalhos acadêmicos.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) são os patrocinadores do Workshop Temático.