Mesa-redonda sobre oportunidades para jovens pesquisadores marca o 2º dia de TYAN

Evento está sendo realizado em formato híbrido na USP.

Atração debateu formas de ampliar oportunidades para o público jovem.

Oportunidade e inclusão. Sob essa ótica, a Sociedade Brasileira de Matemática segue diariamente com seu trabalho em busca da evolução da ciência brasileira, e no 6º Workshop Temático TWAS Young Affiliate Network (TYAN) em Matemática e 1ª Escola Avançada em Matemática não tem sido diferente. O evento, que está sendo realizado em formato híbrido no campus São Paulo da USP, teve nesta terça-feira (8) uma mesa-redonda com diversos especialistas para tratar sobre oportunidades para jovens pesquisadores.

Vice-presidente da SBM, Jaqueline Mesquita esteve presente.

Através da união de matemáticos de destaque de toda América Latina e a participação de jovens estudantes que ainda estão iniciando dentro do meio acadêmico, a atração do TYAN foi uma forma não apenas de debater essas oportunidades, mas também de fomentar o desejo desse público mais novo em seguir uma carreira acadêmica. O Presidente da SBM, Paolo Piccione, foi o moderador da mesa.

Paolo Piccione, moderador do debate.

Junto a ele, estiveram Roberto Marcondes Cesar Junior, representante da Fapesp, Charlotte Grawitz, representando a EURAXESS América Latina e Caribe; Yasmin Keese, da Heidelberg Laureate Forum, Gerhard Huisken, do Instituto de Pesquisa para Matemática Oberwolfach, Carlos Alberto Santos, representando o CNPq, Irma de Melo, representando o BAYLAT, e Ernesto Lupercio, representante do IMSA

Eduardo Teixeira, da University of Central Florida, participou da conversa.

Além do debate, o dia também foi marcado pela segunda parte dos minicursos oferecidos pelo evento, ministrados por Mariel Saez (PUC-Chile) e Yoshiharu Kohayakawa (USP). Durante os próximos dias, eles realizarão mais três sessões de ensino. A programação também contou com plenárias de Yoshiko Wakabayashi (USP), Emilio Lauret (Instituto de Matemática de Bahía Blanca, Argentina), e Alexander Arbieto (UFRJ).

Minicursos seguem até quinta-feira (10).

Sobre o TYAN

A iniciativa é organizada pela SBM em parceria com a Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TYAN), a Parceira Regional Latino-Americana e Caribenha da Academia Mundial de Ciências (TWAS-LACREP), Academia Jovem da Argentina e Sociedade Mexicana de Matemática, e com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento segue até esta sexta-feira (11).

O objetivo é reunir matemáticos de renome para discutir e promover a matemática de alto nível em diferentes áreas e disciplinas, com diversidade e equilíbrio geográfico. A programação será dividida ao longo dos dias entre manhã, tarde e noite, e contará com plenárias, minicursos, mesas-redondas e painéis de apresentação de pôsteres com trabalhos acadêmicos.