Evento será transmitido ao vivo pelo YouTube
O Brasil celebra o Dia Nacional da Matemática anualmente no dia 6 de maio. A comemoração é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, também conhecido como Malba Tahan, que foi responsável pela publicação de mais de 50 livros voltados à Matemática.
Em suas obras, o autor passava o conteúdo da matéria de forma envolvente, com enigmas e fantasias, promovendo os saberes matemáticos de uma maneira divertida e atrativa. Tahan, até a sua morte, em 1974, havia vendido mais de um milhão de livros e permanece, até hoje, sendo um grande precursor da Matemática através de sua bibliografia.
Para comemorar o Dia Nacional da Matemática, a SBM realizará, na próxima sexta-feira (6), uma live com diversos especialistas da área.
O evento será transmitido pelo canal da SBM no YouTube a partir das 19h e o professor Jorge Lira (UFC) será o mediador. Além dele, estarão presentes os professores Pedro Roitman (UnB), Yuri Saporito (FGV) e a professora Yuriko Baldin (UFSCar).
A live abordará os temas: “Como formar e aplicar o pensamento matemático frente a um mundo complexo?”; “A Matemática nas escolas e licenciaturas está em dia com os desafios postos por essa complexidade?”; e também “De que modo divulgar a Matemática, mais necessária e menos conhecida do que nunca?”.
Segundo Lira, a intenção será mostrar como a Matemática é um ativo importante não apenas do ponto de vista acadêmico e intelectual, mas também é estratégica para o desenvolvimento social e econômico. Para ele, é uma linguagem responsável pela prosperidade da nação, haja vista tudo o que ela consegue trazer e comportar para os avanços tecnológicos e científicos.
“Mais e mais as pessoas vão percebendo que a Matemática que infelizmente ainda é trabalhada nas escolas pouco tem a ver com a Matemática viva, dinâmica e criativa, que permite resolver problemas e criar novos horizontes intelectuais”, explica.
Jorge comenta que o objetivo do webinário é discutir formas de como a vitalidade da Matemática pode chegar às escolas, como trazer crianças e jovens para perto deste aprendizado, e também situar a matéria diante da complexidade do mundo do trabalho, das relações econômicas e das relações sociais.
“Muito se fala em negacionismo, mas negacionismo pode ter razões na visão que a sociedade tem da ciência e na visão que a sociedade tem da Matemática, no sentido de que nós não conhecemos, muitas vezes, a linguagem da Matemática. Antes de dizer que não gostamos de Matemática, seria importante que as pessoas conhecessem a real Matemática que está por trás da ciência e da tecnologia. O webinário quer levar uma ideia de uma Matemática mais aberta e estimulante para as pessoas”, finaliza.