Evento reúne grandes nomes da matemática no IMECC para refletir sobre o passado e projetar o futuro da Sociedade Brasileira de Matemática
Nesta segunda-feira (2), teve início no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp o Workshop em comemoração aos 55 anos da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Com uma programação que se estende até o próximo dia 6 de dezembro, o evento é uma oportunidade para revisitar a história da SBM, celebrar suas conquistas e debater os desafios futuros da matemática no Brasil.
O Workshop está contando com a presença de nomes de destaque no cenário acadêmico e institucional, reafirmando o papel central da SBM na promoção da ciência e na articulação de ações que impactam diretamente a sociedade. Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM, destacou a relevância do encontro para a comunidade matemática: “Um evento como esse é importante para que as pessoas conheçam as ações que foram feitas na SBM, como a Sociedade nasceu e quais foram suas iniciativas ao longo de todos esses anos. Também resgata a memória dos ex-Presidentes e Diretores, permitindo que a comunidade matemática brasileira reconheça suas trajetórias e contribuições”.
A programação do primeiro dia contou com palestras que abordaram temas como a evolução da SBM, os desafios enfrentados pela matemática brasileira e os avanços no cenário acadêmico e social. “Nas plenárias, buscamos apresentar as contribuições de cada presidente da SBM, desde o primeiro até os mais recentes, para compreender a evolução da Sociedade e começar a pensar em perspectivas futuras. Isso inclui discussões sobre o PROFMAT e as comissões de Gênero, Diversidade e Relações Étnico-Raciais, que também terão destaque nas mesas do evento”, explicou Jaqueline.
Régis Varão, professor da Unicamp e apresentador do podcast “Conexões Matemáticas” da SBM, enfatizou a importância de sediar o evento no IMECC. “É super empolgante, porque a SBM faz parte da história de todos os matemáticos. Há também uma certa responsabilidade em receber tantas pessoas aqui, mas o IMECC está acostumado com eventos desse porte”, comemorou. Durante sua palestra, Régis abordou a atuação do ex-Presidente da SBM Marcelo Viana. “Comentei sobre a criação do PROFMAT, o trabalho para trazer o ICM 2018 ao Brasil e a relevância de seus artigos em sistemas dinâmicos para a matemática brasileira. Também destaquei alguns dos prêmios importantes recebidos por ele, como o principal prêmio científico da França”, resumiu.
A primeira mesa-redonda do Workshop também discutiu sobre o PROFMAT, destacando a história e as perspectivas do Programa. O espaço contou com as presenças dos docentes Ana Paula Chaves, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME-UFG), Carmen Vieira Mathias, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Vanderlei Minori Horita, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Unesp, com moderação de Walcy Santos, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ).
Entre os homenageados do dia, César Camacho, Diretor da FGV EMAp e ex-Presidente da SBM, reforçou a importância de integrar as instituições. “O trabalho na SBM tem um papel aglutinador nas iniciativas da matemática. Hoje, é um excelente fórum para levar as preocupações e programas dos diversos centros matemáticos do país, incluindo os da FGV EMAp”, elogiou.
Sobre o reconhecimento recebido, Camacho declarou: “É uma enorme satisfação ver esse reconhecimento dos colegas da comunidade científica de matemática. Contribuir com a melhoria das atividades da SBM tem sido um grande prazer”.
Encerrando o primeiro dia, o Reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, reforçou a importância de integrar esforços em prol do avanço científico. “É um prazer para a Unicamp receber esse evento. Parabenizo o IMECC pela acolhida e a SBM pelos 55 anos de êxito. Que estejamos, daqui a 55 anos, comemorando um Brasil com ainda mais realizações”, vislumbrou.
O workshop continua ao longo da semana com uma programação robusta, que inclui palestras, mesas-redondas e novas homenagens. Entre os temas em destaque, estão a atuação da Comissão de Gênero e Diversidade e os rumos da matemática aplicada no Brasil. O evento também tem como objetivo traçar perspectivas para o futuro da SBM, alinhando suas ações às demandas contemporâneas da ciência e da sociedade.
Ao celebrar 55 anos de história, a SBM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da matemática no Brasil, promovendo o diálogo entre gerações e fortalecendo sua presença no cenário científico nacional e global.