Prêmio PROFMAT 2023: conheça Ana Lúcia Vaghetti Pinheiro, a vencedora da região Sul

A gaúcha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi vencedora com dissertação a respeito do estudo de sólidos de revolução com ênfase em corpos redondos

Para encerrar a série dos vencedores do 1⁰ Encontro Nacional do Mestrado PROFMAT, concedido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), vamos apresentar o melhor trabalho acadêmico da região Sul. A dona da melhor Dissertação foi a gaúcha Ana Lúcia Vaghetti Pinheiro, de 52 anos.

Gaúcha Ana Lúcia Vaghetti Pinheiro foi a vencedora do Prêmio PROFMAT pela região Sul – Foto: Divulgação

Natural de Júlio de Castilhos, a 350km da capital Porto Alegre, Ana é formada em Matemática e tem sua especialização em Ensino da Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Hoje, ela é professora de Ensinos Médio e Pós-Médio no Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra, em sua cidade natal, onde dá aulas desde os 20 anos.

A matemática gaúcha foi premiada pela SBM por seu artigo “Estudo dos Sólidos de Revolução com Ênfase nos Corpos Redondos: Concepções e Práxis de uma Sequência Didática à Luz da Teoria de Guy Brousseau”, com a professora Janice Rachelli, também da UFSM, como sua orientadora. 

A dissertação vencedora

Baseada na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, Ana Lúcia buscou o aparato para a estruturação metodológica da proposta de apresentações de concepções de uma sequência didática a respeito do estudo de sólidos de revolução destacando os corpos redondos. 

A gaúcha arquitetou uma sequência configurada em situações didáticas e adidáticas atendendo as habilidades e competências propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo do Ministério da Educação (MEC) para as redes de Ensino e suas instituições, para resultar nos sujeitos envolvidos uma forma de corroborar seu desempenho diante dos desafios do conhecimento. 

“Desta forma, a professora Janice e eu buscamos investigar quais contribuições a Teoria das Situações Didáticas podem fornecer a respeito do estudo desse objeto do conhecimento e estejam voltadas a uma práxis que consolide esses saberes de forma significativa”, completa Ana Lúcia.  

A pesquisa qualitativa teve como foco duas turmas do 3º Ano do Ensino Médio do colégio no qual Ana Lúcia leciona em Júlio de Castilhos. “Propusemos a resolução de situações problemas a respeito do cálculo de áreas de superfícies e de volumes de sólidos de revolução com a utilização do Princípio de Cavalieri e resgatando um clássico da Geometria chamado Teoremas de Pappus a partir de conceitos estudados no Ensino Médio”, explica. 

As situações adidáticas propostas na pesquisa da matemática gaúcha envolveram a utilização de materiais manipuláveis como um simulador de sólidos de revolução e atividade experimental para determinação do centroide de figuras planas, bem como a construção de maquetes físicas e virtuais com a utilização do software SketchUp representativas de silos. “É um tipo de construção muito comum na pesquisa e seus limítrofes, cuja arquitetura é privilegiada pela presença de corpos redondos”, avalia. 

Os resultados da pesquisa sinalizaram que o desenvolvimento da sequência didática favoreceu a autonomia intelectual e a aprendizagem significativa do objeto do conhecimento em pauta. A dissertação de Ana Lúcia também revelou que a Teoria das Situações Didáticas forneceu subsídios importantes para organização didática e análise do processo de consolidação dos saberes envolvendo o estudo dos sólidos de revolução.

Matemática desde o berço

Quem conhece de perto a matemática, que esteve à frente de uma dissertação de tamanha magnitude, não se surpreende com sua capacidade na área de Ciências Exatas. Ana Lúcia nasceu em 1972, mais precisamente em 14 de março, data que se comemora o Dia Internacional da Matemática. “Acredito que meu destino foi traçado na maternidade”, brinca.

Filha de pai funcionário público e de mãe dona de casa, Ana Lúcia estudou em colégios públicos tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, onde desenvolveu uma empatia pela área de Ciências Exatas, em particular a Matemática. “Sempre apresentei um ótimo desempenho nas matérias de Exatas. Tive bastante influência dos meus excelentes professores que me impactaram e serviu de estímulo para prosseguir no campo do conhecimento”, revela. 

Ligação com o PROFMAT

Com apenas 20 anos, em meio à graduação em Matemática na UFSM, foi contratada pelo instituto em Júlio de Castilhos para ministrar primeiramente aulas de Física e, depois, Matemática. Foi em Santa Maria, todavia, que surgiu o interesse de ingressar no PROFMAT. “Acredito que um dos elementos facilitadores para aprovação no ENA e ingresso no Programa foi participar das edições do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), sediadas pela UFSM”, conta Ana Lúcia.

O programa coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) consiste em um treinamento gratuito para professores de Matemática de todo o Brasil. Ele é realizado há mais de 30 anos e já beneficiou milhares de docentes, entre elas Ana Lúcia. Ela, então, seguiu a especialização no PROFMAT na UFSM, polo do programa da SBM e localizado a apenas 60km de sua cidade natal. 

Para ela, a experiência foi gratificante e mudou sua vida acadêmica para sempre. “Realizei o programa conciliando com uma rotina de trabalho de 60 horas semanais. Foi um período bastante desafiador diante da demanda e exigências do curso, mas felizmente valeu a pena, tanto no aspecto de conhecimento agregado quanto pelo crescimento profissional”, reconhece a gaúcha. 

Em 2024, a SBM tem em seu planejamento a realização do II Workshop Nacional Online do Profmat. Até hoje, mais de 7.300 estudantes se tornaram mestres pelo programa e a atual gestão já está à frente de um projeto para criar também um programa de Doutorado em Rede Nacional. 

Veja os demais vencedores do Prêmio PROFMAT 2023:

Prêmio PROFMAT 2023: conheça Samy de Sousa Lourenço, o vencedor do Norte

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